Startups do HITT conquistam novas oportunidades em programas nacionais de inovação

20240417_170210

A busca por eficiência e sustentabilidade pode levar a uma maior maturidade do ecossistema de startups no Brasil, o que indica um futuro promissor para o cenário de investimentos nessa área. Os programas de aceleração são essenciais para agilizar o alcance de uma startup no mercado através do acesso a investidores, de mentorias, orientação estratégica, recursos e rede de networking. Startups do Hub de Inovação Tecnológica de Taubaté foram aprovadas em diversos programas nacionais recentemente.

O HITT é um ambiente que acolhe e promove o desenvolvimento de projetos empreendedores, facilitando a conexão com o ecossistema de inovação. O hub tem, atualmente, 21 startups em diferentes etapas: pré-incubação, incubação e aceleração, várias delas começaram a participar de programas de aceleração como o InovAtiva Brasil e Catalisa.

O InovAtiva é uma plataforma de apoio às startups e à inovação empreendedora no Brasil. Os programas de aceleração do InovAtiva são: InovAtiva Brasil, InovAtiva de Impacto Socioambiental e Powered by InovAtiva, gratuitos e disponíveis a todos os setores e projetos em diferentes estágios de maturidade. A realização do InovAtiva é feita pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC) e pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).

20231101_113437 (1)

Estefânia Alves Monteiro Peixoto, fundadora da startup Afeto Natural, foi aprovada no programa InovAtiva. No início da pandemia, começou a repensar o que deveria fazer para trabalhar com propósito e começou a pesquisar sobre cosméticos naturais. Ela também fez uma série de reuniões virtuais com farmacêuticos e engenheiros químicos para criar e comercializar os cosméticos. “Acredito que a Afeto Natural foi selecionada por ser uma empresa que vai além de oferecer produtos cosméticos infantis. Nosso propósito é cuidar da saúde e bem estar das futuras gerações e o programa InoVativa vai nos dar visibilidade, aumentando a rede de networking para possibilitar mais negócios pelo Brasil”, diz a empreendedora. 

Roberto Rezende Machado, da H.B.A.W., um app de gestão de dados de saúde, que com um clique tem dados de exames, medicações e tratamento, alimentação, atividade física, comportamento, tudo disponível para os diferentes profissionais trabalharem numa mesma direção: a saúde do paciente.foi selecionado para o ciclo 2024.1 do InovAtiva de Impacto Socioambiental.

O CEO Robinson Félix, criador da startup Clapesme que já fez parte do HITT e fornece soluções simples de gestão financeira utilizando a tecnologia para transformar a gestão e proporcionar ganhos significativos de tempo, energia e dinheiro para empresas, contadores e consultores, foi selecionado para o programa de aceleração InovAtiva Brasil, que realiza dois ciclos ao ano. 

João Pedro da Cunha Molina, da SciEduc – Soluções em Aprendizagem Criativa, uma startup dedicada a transformar a educação promovendo a aprendizagem ativa e a criatividade, oferecendo soluções educacionais inovadoras tanto para escolas quanto para empresas que desejam impactar positivamente a sociedade por meio da educação, foi aprovado no programa Catalisa ICT. “A vantagem em participar desses programas é conviver com pessoas que já passaram pelo processo, entender mais sobre o mercado de negócios e aumentar a rede de networking”

Heitor Aguiar Polidoro e Jossano Saldanha Marcuzzo, fundadores da startup JMHP Carbon, foram aprovados no programa DeepLab Bio 4 do SEBRAE for Startups – um programa de apoio especializado em P&D e infraestrutura laboratorial robusta para desenvolver um projeto de Biotecnologia ou áreas correlatas. Além disso, a JHMP Carbon faz parte do programa de aceleração da ShiftT, em parceria com a Tupy, multinacional brasileira que desenvolve e produz componentes estruturais em ferro fundido de alta complexidade geométrica e metalúrgica. 

À medida que o ecossistema amadurece, a qualidade e a sustentabilidade financeira se tornam cada vez mais importantes. O que indica um futuro promissor para o cenário de investimentos em startups no Brasil.

Saiba mais sobre os programas:

O InovAtiva é uma plataforma de apoio às startups e à inovação empreendedora no Brasil. Os programas de aceleração do InovAtiva são: InovAtiva Brasil, InovAtiva de Impacto Socioambiental e os programas Powered by InovAtiva são gratuitos e disponíveis a todos os setores e projetos em diferentes estágios de maturidade.

Catalisa ICT é uma iniciativa articulada pelo Sebrae, com a parceria de entidades do ecossistema de inovação, com o objetivo de acelerar e fomentar negócios inovadores de base tecnológica, para alavancar geração de riqueza e bem-estar para a sociedade, por meio da: criação de empresas de base tecnológica por mestres/mestrandos e doutores/doutorandos;  transferência de tecnologia de pesquisadores/universidades para empresas e inserção de mestres/mestrandos e doutores/doutorandos, capital humano qualificado, em pequenos negócios. 

ShiftT Tupy: A ShiftT, aceleradora de startups da Tupy, tem o objetivo de atrair startups que queiram desenvolver, com o apoio dos profissionais da Tupy, provas de conceito e validar seus modelos de negócios. Além das competências desenvolvidas pela Tupy, o acesso aos seus mercados e parques fabris, um dos diferenciais do programa de aceleração é o acesso aos laboratórios da Companhia, inclusive, o maior da América Latina em testes de motor. As startups selecionadas também passam a integrar a plataforma de gestão de cadeias de fornecimentos. Desta forma, além dos benefícios descritos no edital, podem ser fornecedoras de grandes empresas brasileiras.

Sobre o HITT

O HITT (Hub de Inovação Tecnológica de Taubaté) é um programa impulsionado pela Prefeitura Municipal de Taubaté, sob o acompanhamento da Secretaria de Desenvolvimento, Inovação e Turismo. O local desenvolve ações de apoio à criação e ao fortalecimento de empresas de base tecnológica no formato de startup, bem como de estímulo à realização de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação em organizações educacionais, institutos de pesquisa e empresas, orientando profissionais para os desafios da inovação tecnológica e do empreendedorismo. O objetivo é contribuir com o desenvolvimento científico, tecnológico, social e econômico do município de Taubaté e da região do Vale do Paraíba.

A gestão do HITT é feita pela FAPETI (Fundação de Apoio à Pesquisa Tecnologia e Inovação) da UNITAU (Universidade de Taubaté) e o apoio econômico é do Via Vale Shopping.

Deixe um comentário