GOVERNANÇA

Este espaço é dedicado para publicação dos instrumentos de governança do Programa HITT.

Regimento Interno

Estabelece o Regimento Interno do HITT, seus princípios, estrutura, organização, funcionamento e demais providências.

Regimento Interno do Comitê Estratégico de Negócios

O Comitê Estratégico de Negócios é um órgão colegiado de aconselhamento, proposições, articulação e apoio ao fomento de negócios do HITT.

Descrição dos profissionais e critérios de seleção de profissionais

Este documento é composto pela descrição dos profissionais e pelos critérios de seleção dos mesmos, auxiliando na composição da rede HITT de atendimento aos empreendedores.

Contribuição Mensal

A contribuição mensal é uma contrapartida dos residentes que auxilia na valorização e
importância do HITT para o fortalecimento do ecossistema de inovação local.
abaixo.

1º Ciclo de Gestão do Hitt

Ebook - Ecossistema de Inovação de Taubaté

Infoproduto elaborado pela equipe do 1º Ciclo do HITT. O objetivo deste ebook é apresentar o ecossistema de inovação do munícipio de Taubaté, bem como uma proposta para seu fortalecimento. Boa leitura!

Ebook - Primeira proposta Roadmap tecnológico cidades inteligentes

Infoproduto elaborado pelo consultor técnico Nei Grando e a equipe do 1º Ciclo do HITT. O objetivo deste ebook é apresentar uma proposta Roadmap de Planejamento Tecnológico para Cidade Inteligente de Taubaté. Boa leitura!

Resultados Hitt

Acompanhe os principais resultados do Hitt no seu primeiro ciclo. 

Proposta de Lei de Inovação para o município de Taubaté

A equipe da EPTS, em parceria com experts em inovação, elaboraram um projeto de lei municipal de inovação para o município de Taubaté, em consonância com a legislação federal vigente.

Glossário

Fique por dentro dos principais termos utilizados em hubs de inovação. Não encontrou um termo que gostaria, envie um email para hittbrasil@gmail.com, assim vamos sempre atualizando. 

Consiste em um programa limitado, de curta duração, usualmente seis meses a um ano, fornecendo a empresas (sobretudo startups) promoção de capacitação nas áreas de desenvolvimento produto/tecnologia, marketing/ vendas e gestão, promovendo a inserção do empreendedor em rede de contatos, onde será realizado um possível aporte de capital em troca de participação societária na empresa.

São ambientes estruturados que dispõem de serviços vinculados ao estímulo e fortalecimento de pequenas e médias empresas, além de servir como um instrumento para o desenvolvimento regional por meio da inovação. A figura 1 apresenta a composição de um centro de inovação.

Órgão colegiado de caráter consultivo de aconselhamento, proposições, articulação e de apoio ao fomento de negócios do HITT.

São ambientes onde empreendedores de forma individual iriam desenvolver suas ideias de empreendimento inovador, porém o espaço também pode ser dedicado a talentos autônomos que buscam maior interação social. As vantagens são o compartilhamento da infraestrutura de um ambiente de trabalho, tendo ainda à sua disposição serviços como salas de conferências, salas de reunião, treinamentos, cursos, eventos, etc.

Valor financeiro pago pelos beneficiários dos programas, conforme previsto no Termo de Adesão, para contribuir no custeio do HITT.

É a sinergia orquestrada de pessoas (talentos técnicos, criativos e empreendedores), de tecnologia, de infraestrutura, de capital e de cultura, tornando-se um ambiente robusto que promove a conexão de pessoas com ideias, talentos e capital.

Caracteriza a empresa responsável por promover, articular e apoiar, dentro de uma área específica, de forma direta o desenvolvimento de projetos tecnológicos e empreendimentos com foco em inovação conforme sua competência técnica; o apoio poderá ocorrer por meio de cessão de diferentes recursos: conhecimento, cessão de profissionais, fomento, dentre outras formas.

Organização estabelecida no mercado e que possui um posicionamento definido e reconhecido.

Organização responsável por apoiar de forma indireta o desenvolvimento de projetos tecnológicos e empreendimento com foco em inovação, conforme sua competência técnica, através da constituição de conexões com parceiros.

Organização responsável pela organização, implantação, gestão e operacionalização dos Hubs.

Organização caracterizada por ser um sistema de produção (tangível e intangível), responsável por um processo de transformação de insumo num produto, solução ou serviço com valor agregado, já prontos para serem consumidos no mercado.

Abreviação para “laboratório de fabricação” em inglês, é um espaço colaborativo onde ferramentas e materiais são fornecidos para a produção rápida de objetos, estimulando a inovação por meio da prototipagem.  Em alguns projetos, os FabLab são denominados de FabTech.

Organização ou estrutura que objetiva estimular ou prestar apoio logístico, gerencial e tecnológico ao empreendedorismo inovador e intensivo em conhecimento, com o objetivo de facilitar a criação e o desenvolvimento de empresas que tenham como diferencial a realização de atividades voltadas à inovação.

NIT (Núcleo de Inovação Tecnológica) é uma estrutura instituída por uma ou mais ICTs, com ou sem personalidade jurídica própria, que tenha por finalidade a gestão de política institucional de inovação e por competências.

Instrumento que proporciona o estudo da viabilidade de um negócio, seja em relação aos aspectos operacional, estruturais, legais, tributários, mercadológicos, financeiros, dentre outros

Atividade em estágio de “ideação” de um negócio; ideia de negócio que ainda não foi colocado em prática no mercado.

Organização temporária operando em ambiente de extrema incerteza, cujo modelo de negócios é escalável e repetível, onde o produto, serviço ou modelo de negócio caracteriza-se por ser inovador.

Documento jurídico celebrado entre a Entidade Gestora e as demais organizações delimitando suas obrigações e direitos em relação ao Programa HITT.

Para conhecer o significado de outras palavras utilizadas no universo do empreendedorismo e das startups, baixe o Dicionário Startupês!

Consulta Pública ao Ecossistema

Caros atores do ecossistema de inovação do município de Taubaté,

Após diversas conversas com pessoas físicas e jurídicas, públicas e privadas,  envolvidas no ecossistema de inovação do município, e em decorrência da responsabilidade de gestão e operacionalização do HITT (Hub de Inovação Tecnológica de Taubaté), a Empresa de Pesquisa, Tecnologia e Serviços da Universidade de Taubaté LTDA – EPTS, em parceria com experts em inovação, elaboraram um projeto de lei municipal de inovação para o município de Taubaté, em consonância com a legislação federal vigente.

Entretanto, antes de encaminhá-la para a Prefeitura para os trâmites do processo legislativo, gostaríamos de ouvir sua opinião e eventuais sugestões. Para isso, solicitamos que siga os seguintes passos: 

  1. Leia o projeto.
  2. Acesse o formulário clicando aqui
  3. Identifique-se.
  4. Proponha as alterações identificando o artigo e/ou parágrafo em específico, que sugere a alteração.
  5. Justifique sua proposta de mudança.
  6. Envie.

 

Deixaremos o documento disponível entre os dias 12 de novembro/20 e 30 de janeiro/2021 para sugestões e depois encaminharemos à Prefeitura, tanto o projeto de lei, quanto as sugestões enviadas.

Diretoria Executiva da EPTS

hittbrasil@gmail.com

Av. Dom Pedro I, 7181, loja 235 – Res. Estoril, Taubaté – SP, 12091-000

Siga-nos

© 2020 All Rights Reserved