Startup do Hub de Inovação Tecnológica de Taubaté recebe consulesa da Índia

Nesta quarta-feira (24), a Cônsul Geral da Índia em São Paulo, Ms. Manisha Swami, esteve no Hub de Inovação Tecnológica de Taubaté, para uma reunião com a Samvidha Pay, uma fintech residente do HITT, que atua no mercado financeiro com processos exclusivos de tecnologia, que apresenta outros recursos, além dos tradicionais apresentados pelos bancos digitais. 

A presença da consulesa ao HITT é reflexo da primeira visita de um representante da Índia ao HITT. Em 2022, o então Cônsul Geral da Índia no Brasil, Amit Kumar Mishra, esteve em Taubaté a convite do hub, que promoveu um evento em reconhecimento ao país pelo segundo lugar conquistado pela SamVidha no concurso mundial promovido pelo International Incubation Program (INP), em 2021.  Na ocasião, a startup representou o país e o Vale do Paraíba, num dos mais importantes programas de incubação realizado em parceria entre Brasil e Índia. 

Também estavam presentes na reunião a assessora de marketing do consulado indiano, Luiza Alcântara; da SamVidha Pay, Alisson Roberto Duque de Jesus, Adelson Roberto Duque de Jesus, John Petson e Maurílio Zanquetta, além do diretor de Turismo da prefeitura de Taubaté e o gestor do HITT, Altair Emboava.

Dessa vez a visita foi pontual com o objetivo de alinhar a possibilidade de parcerias entre a startup e a Índia para a promoção de ações no setor financeiro. Para Ricardo Vilhena, diretor de turismo da prefeitura de Taubaté, esse encontro reforçou o quanto é importante o município promover ainda mais o HITT para desenvolvimento de projetos empreendedores com foco em inovação e tecnologia. “ A visita da consulesa é a prova de que temos grandes potenciais para a geração de tecnologias capazes de solucionar problemas não só regionais ou no Brasil, mas também em outros países”. 

O que chamou a atenção da Índia pelo formato da SamVidha Pay, são os diferenciais oferecidos pelas tecnologias utilizadas para pagamento, disponibilizando plataformas inteligentes para ecommerce e marketplace. A plataforma é capaz de integrar sistemas de envio e pagamento na mesma plataforma, auxiliando microempreendedores a se tornarem competitivos com baixo custo e mais rentabilidade.  Além disso, para os negócios varejista e atacadista, a fintech desenvolve soluções variadas, desde a criação de plataformas de gestão integrada a sistemas de vendas por aplicativos. Outra opção oferecida pela startup é o cashback social, que permite o envio de doações a entidades sem fins lucrativos no ato da compra. Essa possibilidade favorece o fortalecimento da imagem do negócio por meio de uma ação de responsabilidade social.

“O modelo HITT de desenvolvimento de startups tem auxiliado os projetos empreendedores a expandir suas ações além das fronteiras do Brasil. Já temos startup com atuação no México, e agora a SamVidha nessa relação próxima com a Índia. Isso mostra que a conexão de conhecimentos e de tecnologia são fundamentais para o sucesso do ecossistema de negócios. Estamos na cidade de Taubaté, no Vale do Paraíba, mas, isso não impede nossa atuação com o mundo”, reforça Altair Emboava, gestor do HITT.

Alisson Jesus, COO (Chief Operating Officer) da SamVidha, salienta que foi uma honra e um momento de muito prestígio para todos receber a consulesa indiana Manisha Swami. “Sua presença fortaleceu ainda mais os laços entre os nossos países e abriu portas para novas oportunidades, por isso, estamos muito entusiasmados com a possibilidade de parcerias no mercado indiano. Essa colaboração tem o potencial de impulsionar nosso crescimento e expandir nossas fronteiras comerciais ainda mais”, destaca.

Segundo ele, a expectativa é estabelecer uma parceria sólida e duradoura com a Índia, explorando conjuntamente novas tecnologias inovadoras e oportunidade de negócios promissores. “ Agradecemos a consulesa por seu apoio nessa jornada e ao HITT, por acolher a Samvidha Pay como um parceiro estratégico. Acredito que juntos iremos construir pontes entre nossas ações, bem como impulsionar o comércio e fortalecer nossas relações comerciais”, afirma Alisson.

Sobre o HITT

O HITT (Hub de Inovação Tecnológica de Taubaté)  é um programa impulsionado pela Prefeitura Municipal de Taubaté, sob o acompanhamento da Secretaria de Desenvolvimento, Inovação e Turismo. O local desenvolve ações de apoio à criação e ao fortalecimento de empresas de base tecnológica no formato de startup, bem como de estímulo à realização de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação em organizações educacionais, institutos de pesquisa e empresas, orientando profissionais para os desafios da inovação tecnológica e do empreendedorismo. O objetivo é contribuir com o desenvolvimento científico, tecnológico, social e econômico do município de Taubaté e da região do Vale do Paraíba.

A gestão do HITT é feita pela FAPETI (Fundação de Apoio à Pesquisa Tecnologia e Inovação) da UNITAU (Universidade de Taubaté) e o apoio econômico é do Via Vale Garden Shopping.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *