Startup do Hub de Inovação Tecnológica de Taubaté elabora painel de diversidade eleitoral

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Levantamento da Eight Analytics aponta, entre outros aspectos, que candidatos brancos declararam um patrimônio 245% maior do que candidatas pretas.

No próximo dia 2 de outubro, o brasileiro irá às urnas eleger seus representantes nas Assembleias Legislativas, na Câmara, no Senado, nos governos estaduais e na presidência da República. Pela oitava vez, desde 1989, o eleitor terá a opção de escolha em cinco cargos eletivos: Deputado Estadual, Deputado Federal, Senador, Governador e Presidente da República.

Nesse cenário, o quadro eleitoral é formado por uma base de 28.174 candidatos, que concorrerão aos cinco cargos, de acordo com os pedidos de registro recebidos pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), cujos dados são disponibilizados para consulta pública em seu portal.

Com base nas informações consolidadas nas bases de dados do TSE, a Eight Analytics, consultoria especializada em inteligência de dados, elaborou o primeiro painel de diversidade eleitoral a partir do cruzamento de informações das segmentações demográfica, psicográfica e socioeconômica de cada candidato.

O objetivo desta análise, feita por essa startup residente do HITT (Hub de Inovação Tecnológica de Taubaté), é traçar o perfil do candidato dessas eleições a partir de variáveis como gênero, raça, grau de instrução, patrimônio, geolocalização e posicionamento político-ideológico.

Um dos recortes do levantamento feito pela startup, com base nas informações da Justiça Eleitoral, aponta que candidatos brancos declararam um patrimônio 245% maior do que candidatas pretas. Além de terem mais bens, como dinheiro investido e imóveis, os postulantes brancos estão mais representados na eleição de 2022 do que as pretas.

Os dados revelam ainda que o patrimônio médio de candidatos brancos é de R$ 316 mil, ao passo que o das candidatas pretas é mais de três vezes menor: R$ 91,7 mil. 

 

Metodologia do Levantamento

 Para unificação das diferentes bases de dados disponibilizadas pelo TSE, a startup Eight Analytics aplicou técnicas de modelagem e consolidação de informações amplamente utilizadas na área da Ciência de Dados, a qual resultou um dataframe composto por 55 variáveis (numéricas e categóricas) e 89.986 linhas.

O posicionamento político-ideológico foi obtido por meio dos estatutos partidários de cada legenda.

Para o tratamento, consolidação e cruzamento de informações disponíveis em diferentes bases de dados disponibilizadas pelo TSE, a Eight Analytics aplicou técnicas de modelagem já consolidadas na área da Ciência de Dados por meio de linguagem de programação Python.

Para a visualização dos dados, foi desenvolvido um painel (dashboard) utilizando a plataforma de código aberto Google Data Studio, o que permite a interação por meio da aplicação de técnicas de Business Intelligence (BI).


Sobre a Eight Analytics

A Eight Analytics é uma empresa de tecnologia que desenvolve soluções de inteligência de dados para otimização de processos de comunicação corporativa. Foi fundada em 2016 como uma consultoria de comunicação convencional e, a partir de 2018, passou a incorporar técnicas avançadas de Ciência de Dados – como Inteligência Artificial, Programação de Linguagem Natural (NLP), Sentiment Analysis e Machine Learning, para automatizar a extração e análise em dados não estruturados de comunicação. 

O sistema, denominado Scopr Media Analysis, é capaz de identificar, interpretar, analisar e comparar automaticamente um default de 18 variáveis de comunicação, proporcionando às agências de relações públicas e departamentos de comunicação de empresas a mensuração de resultados de Comunicação Corporativa, como notícias e conteúdo de redes sociais, em tempo real. 

CEO – Leandro Bortolassi: Graduado em Jornalismo, com especialização em Marketing pela Universidade Anhembi Morumbi e MBAs em Gestão Empresarial e Gestão de Business Analytics, ambos pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). 

 
 

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