Startup Day: Evento Nacional é realizado pela primeira vez em Taubaté

A 10° edição nacional do Startup Day foi realizada neste sábado (16), no HITT – Hub de Inovação Tecnológica de Taubaté. Idealizado pelo SEBRAE for Startups e realizado de forma simultânea em todo Brasil, o evento foi marcado pela presença de inúmeras pessoas, que buscavam entender sobre novos modelos de negócio e conhecer mais sobre os programas oferecidos. 

O evento contou com quatro palestrantes do ecossistema de inovação, além de mentores voluntários à disposição dos participantes, para esclarecimento de dúvidas e trocas de ideias. 

 

Guilherme Rachid, CEO e cofundador da Fintech Troca Créditos, iniciou o ciclo de palestras expondo erros e acertos vivenciados em sua trajetória de startupeiro. Assuntos como o aprendizado de línguas estrangeiras, o primeiro emprego e as oportunidades profissionais que o conectaram ao mundo do empreendedorismo surpreenderam os participantes. “Na pandemia, pensei em voltar para o CLT, mas coloquei na cabeça que não queria perder tudo isso que estava conquistando”, contextualiza ele. 

David Mendes, Cofundador e CEO da Agenzia MKT e conselheiro da ABRIA (Associação Brasileira de Inteligência Artificial) expôs oportunidades de negócios open source com I.A, exibindo insights e exemplos de como essas novas tecnologias auxiliam e potencializam as startups.

Evento Startup Day Taubaté, realizado dia 16 de março de 2024.

Filipi Martins, especialista em tecnologia no SENAI-SP, apresentou sobre o UpLab SENAI São Paulo, um ecossistema de empreendedorismo industrial que estimula a criação de novos negócios e tecnologias, convidando os participantes para a “Chamada de Aceleração de Startups”. Com um ciclo de aceleração estruturado e planejado estrategicamente, o programa visa contribuir para o avanço tecnológico em diversos setores industriais.

Bruno Faria, COO da Ribus e fundador da Dexcap, plataforma voltada à captação de recursos para pequenas e médias empresas por meio de tecnologia, apresentou estratégias de marketing para Startups, revelando insights que a empresa precisa ter para avançar, mesmo com poucos recursos para investir na estrutura de comunicação. A criação de comunidades para fortalecer a base e o alcance em uma startup, além da importância do alinhamento da gestão financeira foram pontos também citados pelo palestrante. 

O evento também contou com a presença de relevantes apoiadores como Paulo Roberto Sant’Anna, Secretário de Desenvolvimento, Inovação e Turismo de Taubaté; Fernando Gonçalves, diretor do SENAI Taubaté e São José dos Campos e Leandro Costa, Head do Nexus, hub de inovação do Parque de Inovação Tecnológica de São José dos Campos.

Idealizado pelo Sebrae Startups e cocriado com o ecossistema de inovação, a dinâmica de construção do Startup Day é toda colaborativa, privilegiando as demandas e necessidades das startups nacionais e ecossistemas locais, com a participação de todo o Sistema Sebrae e a comunidade de inovação do Brasil.

O Startup Day em Taubaté é uma iniciativa do Sebrae-SP, com o apoio do HITT, UpLab SENAI, NEXUS – PIT “Parque de Inovação Tecnológica São José dos Campos”, Prefeitura de Taubaté, Fapeti e Via Vale Shopping.

 

Confira como foi o STARTUP DAY Taubaté:

Apoio
Realização

Sobre o HITT

O HITT (Hub de Inovação Tecnológica de Taubaté) é um programa que desenvolve ações de apoio à criação e ao fortalecimento de empresas de base tecnológica no formato de startup, bem como de estímulo à realização de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação em organizações educacionais, institutos de pesquisa e empresas, orientando profissionais para os desafios da inovação tecnológica e do empreendedorismo. O objetivo é contribuir com o desenvolvimento científico, tecnológico, social e econômico do município de Taubaté e da região do Vale do Paraíba.

A gestão do HITT é feita pela FAPETI (Fundação de Apoio à Pesquisa Tecnologia e Inovação) da UNITAU (Universidade de Taubaté) e o apoio econômico é do Via Vale Garden Shopping.