Especialista em inovação comenta sobre a importância do Hitt na cidade

Joana Ribeiro, Eduardo Nogueira e Oswaldo Massambani.

Na terça-feira passada, dia 25 de agosto, o Hub de Inovação Tecnológica de Taubaté recebeu Oswaldo Massambani para uma visita. Físico e professor titular do Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas da USP, Oswaldo é PhD em Sensoriamento Remoto pela McGuill University, no Canadá, pós-doutor pelo Centre National d’Études des Télécommunications do Centre National de la Recherche Scientifique (CNRS), hoje France Telecom, e livre-docente pela Universidade de São Paulo.

Em sua trajetória profissional, o professor já atuou como chefe de departamento da USP, diretor do IAG/USP e diretor da EACH/USP. Além disso, foi secretário adjunto da Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento Econômico do Estado de São Paulo, idealizador e coordenador da Agência USP de Inovação, fundador e diretor da Agência de Inovação INOVA Paula Souza, vice-presidente do FORTEC e superintendente de Inovação da FINEP. Hoje, porém, Oswaldo atua como especialista em inovação na OM Inova Tech, sua microempresa de consultoria técnica em Gestão da Inovação.

Segundo ele, a OM Inova Tech tem como objetivo mobilizar conhecimentos para MPMEs (micro, pequenas e médias empresas) e contribuir para a construção de seus projetos de inovação tecnológica, capacitando suas equipes técnicas para atuarem com inteligência competitiva no desenvolvimento de suas propostas. “Nosso foco é orientar a articulação de contratos e convênios para a formalização de parcerias com pesquisadores e laboratórios ou para a transferência de tecnologias de Instituições de Ciência, Tecnologia e Inovação. Além disso, queremos promover acordos de transações comerciais B2B (entre empresas) alavancando o aumento da competitividade de seus produtos ou serviços”, contou.

Questionado sobre como acredita que o Hitt possa contribuir para a sociedade e para a região, Oswaldo respondeu que os programas propostos aqui vão estimular a criatividade de empreendedores e estimulá-los a validar no mercado suas propostas de valor. “Isso contribui efetivamente para o crescimento econômico do município de Taubaté e dos demais municípios da região metropolitana do Vale do Paraíba e Litoral Norte. Ainda há muito a ser feito, mas o start já foi dado”, disse.

Para Oswaldo, além dos esforços focados nas startups, o Hitt se destaca pelo programa Hitt Corporate, cujo objetivo é apoiar o desenvolvimento de projetos de inovação em MPMEs ativas no mercado, aumentando sua competitividade em nível local, regional e global. “Sobretudo no momento de recuperação econômica pós-pandemia, apoiar essas empresas no desenvolvimento de seus projetos de inovação é uma iniciativa urgente”, completou.


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *