Oficina de Planejamento Participativo integra agentes do empreendedorismo de Taubaté
Na última quarta-feira (15), o Hub de Inovação Tecnológica de Taubaté recebeu a Oficina de Planejamento Participativo, ministrada pelo Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas). O objetivo da oficina foi integrar os principais agentes ligados ao empreendedorismo da cidade para que fossem discutidos o desenvolvimento local e as soluções para problemas enfrentados pelas micro e pequenas empresas de Taubaté. Além da participação do HITT e do Sebrae, ainda estiveram presentes membros da Secretaria de Desenvolvimento e Inovação de Taubaté, representantes da Universidade de Taubaté e de outros setores ligados ao empreendedorismo da cidade.
A oficina foi ministrada por Tatiana Amorim, gestora de negócios do Sebrae-SP, e envolveu dinâmicas, bem como atividades para que os participantes pudessem pensar estrategicamente em soluções que beneficiassem o crescimento econômico do município..
O encontro despertou no grupo composto por cerca de 20 pessoas, a necessidade de apresentar caminhos para os desafios previstos para o próximo ano . Para Ricardo Vilhena. presidente da ACIT (Associação Comercial e Industrial de Taubaté), pensar na economia da cidade em 2023 como um todo é muito importante para seu desenvolvimento. “É sempre significativo separar um tempo para pensar na cidade com um olhar estratégico, para começarmos a planejar as ações que serão tomadas”, ressalta.
A participação do HITT foi importante para definir quais serão suas ações, em parceria com o Sebrae para 2023. Parte dos atendimentos realizados pelo Balcão Sebrae virão para o HITT. Para o gestor do HITT, Altair Emboava, estar em conjunto com esses agentes é de grande benefício para Taubaté como um todo. “Reuniões como essa, ainda mais sendo participativas, nos dão a oportunidade de envolver todos os preocupados com o desenvolvimento empreendedor e econômico da cidade, sempre pensando no melhor para as empresas locais”, destaca Altair.