Metaverso já é realidade de startup do HITT

A startup incubada no HITT, Datum-K Engineering, está entre as 77 vencedoras do prêmio de melhor empresa de engenharia para projetos de infraestrutura BIM, pela revista Infra FM, na categoria de Facility and Property Management. A tecnologia BIM está relacionada à modelagem de projetos para engenharia que abrangem todas as suas disciplinas (arquitetônico, civil, elétrica, tubulações, mecânica de equipamentos, sistema de combate ao incêndio, automação e etc). 

Num momento em que o conceito de ‘Metaverso’, ou seja, um espaço virtual e híbrido que mistura a realidade online e offline ganha força e está cada vez mais popular, o Hub de Inovação Tecnológica de Taubaté já trabalha nessa área, com a empresa Datum-K. A startup realiza trabalhos de engenharia reversa tridimensional, utilizando tecnologias com recursos que permitem que o cliente transite pelo projeto, partir do uso do Laser Scanner 3D que captura a realidade  e o óculos de realidade virtual. A experiência virtual acontece de forma próxima da realidade, com diversos detalhes, na qual o indivíduo consegue “ entrar” no projeto sem a necessidade de estar no local ou da obra existir de fato. 

De acordo com Lucas Chamberlaim, CEO da startup residente do HITT,  o objetivo é avaliar possíveis interferências no projeto que possam comprometer o todo da obra, com a possibilidade de alterar simultaneamente todos os documentos relacionados a ele, tornando a revisão mais dinâmica e em tempo real. 

Lucas Chamberlaim recebe o prêmio de enenharia | Foto: Ivan Almeida

Deixe um comentário