Hub de Inovação Tecnológica de Taubaté terá curso de formação de programadores em tecnologia da computação

WhatsApp Image 2022-10-24 at 10.43.54 (1)

O Hub de Inovação Tecnológica de Taubaté recebeu 13 notebooks que serão utilizados para o desenvolvimento de ações junto à comunidade. Os trabalhos serão focados na formação em tecnologia e programação de jovens, além de projeto de inclusão digital e formação na área de tecnologia para mulheres.

 

A entrega foi feita, nesta segunda-feira (24/10), pela Prefeitura Municipal de Taubaté, e contou com a presença do deputado estadual Sérgio Victor, autor da emenda parlamentar que destinou ao município os recursos para a compra dos equipamentos. “ A chegada dessas máquinas irá ampliar o Novo Futuro Tech, programa que visa a qualificação gratuita para jovens que não tenham acesso a computadores e internet”, salienta o deputado.

 

Segundo ele, a meta é criar a “Escola de Programadores”, pois o objetivo é consolidar Taubaté como referência na área de educação em tecnologia. “Temos demanda no mercado e nas indústrias, mas faltam profissionais na área de programação e TI, por exemplo, para atender essas necessidades”, afirma Sérgio Victor. De acordo com o deputado, o HITT irá concentrar as atividades e ficará responsável por definir a melhor maneira de desenvolver as atividades e permitir o acesso da comunidade aos cursos que serão oferecidos.

 

Um dos parceiros para o planejamento e execução das atividades de formação de programadores será a Dev Júnior, uma comunidade de pessoas programadoras, que atua em Taubaté desde 2019. Segundo Maik Vinícius Guimarães, fundador da Dev Júnior, o projeto que será desenvolvido no Hub vai ao encontro do propósito da comunidade, que nasceu com a intenção de movimentar Taubaté na área de formação em tecnologia, permitindo o acesso a pessoas que não tem computadores. “ O HITT está se propondo a ajudar aqueles que precisam ser inseridos na área de tecnologia. Todos terão a oportunidade de imergir na área da computação e se apropriar do conhecimento em tecnologia, e isso não pode ser retirado de ninguém”, afirma.

Para o gestor do Hub de Inovação Tecnológica de Taubaté, Altair Emboava, o recebimento dos notebooks reforça o papel do HITT junto à comunidade e a importância das parcerias. “ Com os projetos educativos, temos a oportunidade de trabalhar o empreendedorismo social e dar a oportunidade para que jovens se sintam parte do ecossistema de negócios, por meio das ferramentas de tecnologia. Apropriar-se de conhecimento específico, como o de computação, pode representar uma importante mudança de vida para uma pessoa”.

 

Altair Emboava ainda salientou o quanto as parcerias são fundamentais para a criação de ambientes de desenvolvimento em tecnologia e inovação. “ O HITT é um espaço de conexões, no qual instituições de ensino, poder público e iniciativa privada são capazes de fortalecer a economia local, a partir do incentivo de ações que promovam a formação de profissionais na área de tecnologia”.

 

Além dos parceiros e do deputado, o diretor de turismo da Secretaria de Desenvolvimento, Inovação e Turismo, Ricardo Vilhena, também estava presente no HITT. “ Taubaté é um município com grande potencial para formar profissionais especializados em programação e outras ferramentas na área de computação. O mercado precisa de pessoas capacitadas nas áreas de tecnologia. Na atualidade, existe uma grande demanda por profissionais de desenvolvimento, e a tendência é que isso permaneça por vários anos”, salienta. Segundo o diretor de turismo, que também é presidente da ACIT(Associação Comercial de Taubaté), as Escolas do Trabalho do município já acompanham o mercado de trabalho, com o objetivo de suprir as demandas existentes. “Agora o HITT, importante projeto da prefeitura, fortalece ainda mais o compromisso da administração municipal com o desenvolvimento econômico de Taubaté, por meio da formação de jovens”, acrescenta.

 

A chegada dos computadores também foi acompanhada por Gisele Lasserre, CEO da Tech Girls, que tem sede em Curitiba, no Paraná, e trabalha com a aproximação de mulheres ao mundo da tecnologia. A empresa está expandindo suas ações no estado de São Paulo, e estava em visita ao Hub. Além dela, também estava no HITT Cibelle Ferreira, Sócia e Diretora Operacional da BBX, especializada em desenvolvimento de negócios.

 

Ainda não há data definida para o início das atividades dos cursos de formação, devido à necessidade de adequar o espaço do HITT para receber os alunos e a formação da equipe de profissionais que irá atender os futuros programadores. A expectativa é de que as atividades comecem no início de 2023.

oiuytyuiop

Deixe um comentário