HITT recebe primeiro encontro dos empreendedores do Start Cidades Taubaté

Cerca de 58 empreendedores aprovados no Start Cidades Taubaté foram recebidos no  HITT, nesta quarta-feira (13/09), para o kick off, que deu início a jornada de acompanhamento do Sebrae e da Abstartups, no programa regional de aceleração de startups.

Nesse primeiro encontro, a Consultora de Inovação do Sebrae São Paulo, Janice Junqueira, e o Consultor de Inovação e Empreendedorismo do Sebrae For Startups, Helmo Basso, deram mais detalhes sobre o programa e as etapas que os empreendedores irão percorrer. O grupo também foi informado sobre o diagnóstico a que os projetos serão submetidos. As informações coletadas serão fundamentais para que as frentes envolvidas no desenvolvimento do Start Cidades, possam compreender o nível de maturidade de cada projeto e  avaliar como será o direcionamento das startups, de acordo com a etapa de desenvolvimento identificada. Durante 4 meses os empreendedores receberão mentorias, orientações, além de oportunidades de conexões e participação em eventos, que visam o desenvolvimento ou fortalecimento do negócio.

Janice Junqueira, Consultora de Inovação do Sebrae São Paulo

“Pactuamos com os empreendedores aprovados o compromisso do aproveitamento 100% em todas as etapas. Será uma imersão de muito conteúdo, networking e aceleração desses projetos. Digo que “só os ‘fortes’ ficarão até o final”, pois a jornada é intensa, de muito foco e dedicação. Junto com a Abstartups e o HITT vamos acelerar esses projetos e construir uma grande comunidade de Startups para Taubaté e região”, afirma Janice Junqueira.

No total, 81 projetos com foco em inovação foram selecionados para o Start Cidades Taubaté. Segundo a consultora,  os empreendedores que não puderam comparecer no kick off permanecerão no programa, mas, deverão ficar atentos às etapas de continuidade da jornada.

Para o gestor do HITT, Altair Emboava, o programa tem grande importância para difusão do hub entre empreendedores da comunidade regional e de outras localidades, pois o trabalho  no formato presencial adotado na atualidade, limita a participação de pessoas com ideias inovadoras que, muitas vezes, têm dificuldades para estarem no espaço físico. Segundo ele, essa é uma oportunidade de abrangência regional do hub, pelo fato de o programa ser online, com poucos encontros presenciais, o que favorece um alcance maior de indivíduos com sonhos e projetos empreendedores.

“O que vimos nesse primeiro momento dos empreendedores aprovados no Start Cidades Taubaté, foi uma diversidade de inovação do Vale do Paraíba e Litoral Norte, que precisa ser apoiada e estar nesse processo de aceleração. Esse programa abre a possibilidade para conexões e geração de mais troca de conhecimentos entre os empreendedores inovadores, com foco no desenvolvimento de negócios capazes de corresponder com as expectativas e necessidades do mercado”, salienta o gestor do hub.

Durante o kick off, os participantes puderam falar sobre o projeto empreendedor durante 2 minutos. A iniciativa favoreceu o momento de networking e o início da troca de conhecimentos e experiência entre as startups. Além do momento dessa semana, os empreendedores terão outros 4 meetups no HITT, com palestras , bate-papos, com possibilidades de ampliar as conexões e a criar laços no mundo dos negócios.

Confira como foi o 1º encontro dos aprovados no Start Cidades Taubaté:

Sobre o HITT

O HITT (Hub de Inovação Tecnológica de Taubaté) é um programa impulsionado pela Prefeitura Municipal de Taubaté, sob o acompanhamento da Secretaria de Desenvolvimento, Inovação e Turismo. O local desenvolve ações de apoio à criação e ao fortalecimento de empresas de base tecnológica no formato de startup, bem como de estímulo à realização de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação em organizações educacionais, institutos de pesquisa e empresas, orientando profissionais para os desafios da inovação tecnológica e do empreendedorismo. O objetivo é contribuir com o desenvolvimento científico, tecnológico, social e econômico do município de Taubaté e da região do Vale do Paraíba.

A gestão do HITT é feita pela FAPETI (Fundação de Apoio à Pesquisa Tecnologia e Inovação) da UNITAU (Universidade de Taubaté) e o apoio econômico é do Via Vale Garden Shopping.

Deixe um comentário