HITT recebe jovens de projetos sociais de Taubaté

20230808_143255
O Hub de Inovação Tecnológica de Taubaté é um espaço para desenvolvimento de projetos empreendedores, mas, também tem como forte característica o acolhimento de todos que desejam adquirir e trocar conhecimentos.
 Esse movimento de conectividades faz do hub um ambiente favorável para a presença de pessoas de diferentes faixas etárias e sonhos. E foi justamente esse clima que os jovens do CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) São Gonçalo encontraram, quando estiveram no HITT, no último dia 8 de agosto.

A visita ao hub fez parte de uma das atividades programadas da 1ª Semana da Juventude da prefeitura municipal de Taubaté, realizada de 7 a 11 de agosto. Cerca de 15 jovens, entre 12 e 17 anos de idade, participaram da Roda de conversa sobre os direitos e espaço de voz dos jovens, com o gestor do HITT, Altair Emboava e Giovani Grazioli, CEO de uma startup de consultoria residente do hub. Também estavam presentes o Secretário de Desenvolvimento Social de Taubaté, Gabriel Pinelli, além de assistentes sociais e monitores do CRAS.

Segundo o assistente social do CRAS São Gonçalo, Ronaldo Lucius Medeiros Silva, uma das propostas da 1ª Semana da Juventude, foi levar os adolescentes e jovens assistidos pelos programas sociais de Taubaté aos espaços do município, para que eles também pudessem conhecer e ocupar de forma atuante e com liberdade de fala. “Nosso objetivo foi trabalhar a autonomia do jovem, a partir do acesso ao conhecimento, para que ele possa  lutar por sua autonomia na sociedade”, afirma o professor. O assistente social ainda reforçou que a visita ao HITT, um espaço de inovação e tecnologia,  abriu possibilidades para que os jovens pudessem refletir sobre o futuro, a partir de oportunidades que podem ajudar na melhoria da qualidade de vida.

20230808_142439

Também participaram da atividade no HITT, os coordenadores do projeto social norueguês Hapet, que atua em parceria com a prefeitura municipal, no bairro do Barreiro, em Taubaté. No lugar, cerca de 80 crianças e adolescentes, entre 6 e 17 anos, participam de atividades socioeducativas e são atendidos por psicólogos. O projeto também atende as famílias das crianças e adolescentes que recebem acompanhamento.

“O espaço do HITT é público, e nele atendemos primeiro o sonho da pessoa, muito antes do negócio. Quando falamos em desenvolver pessoas, pensamos nos aspectos gerais, e os jovens muitas vezes não conhecem todas as possibilidades que ele tem no mundo. Estar num espaço de inovação, de novos negócios,  é uma oportunidade para muitos que não teriam acesso normalmente a lugares como esse, no qual é permitido sonhar e projetar um futuro melhor”, afirma o gestor do HITT, Altair Emboava.

Confira como foi a visita:

Deixe um comentário