HITT participa de audiência pública sobre empreendedorismo feminino na Câmara de Taubaté

Na última quarta-feira (06), o gestor do HITT, Altair Emboava, esteve na Câmara Municipal de Taubaté para participar de uma Audiência Pública para debater o empreendedorismo feminino.

O evento solicitado pela vereadora Elisa, do Representa Taubaté (Cidadania), por meio do requerimento, contou com a presença de empreendedoras de diferentes segmentos do mercado de negócios da cidade, além da vice-prefeita Adriana Mussi.

“Visitando o HITT me deparei com o empreendedorismo feminino e as questões que envolvem esse universo, que antes não fazia parte da minha pauta como vereadora. Esse foi o início da minha caminhada na Câmara também com essas questões. A gente foi se estreitando, se aproximando, eu fui conhecendo mais esse tema e decidi trazer para o espaço de leis uma audiência pública abordando as questões que envolvem o empreendedorismo feminino e dar visibilidade”, salienta Elisa.

Audiência Publica para debater o empreendedorismo feminino na Câmara Municipal de Taubaté.

Segundo  a vereadora, foi feita uma indicação ao prefeito Saud de um projeto lei para a implementação do programa “Tem saída”, para que as mulheres em situação vulnerável, possam ver no empreendedorismo a possibilidade de sair de um ciclo de violência ou de uma situação financeira ruim.

O evento também contou com a presença de Michele Pires, idealizadora do Clube E-manas, projeto empreendedora com foco no empreendedorismo feminino desenvolvido, em sua primeira fase no HITT, quando era conhecido como Empreenda Mamys.

Michele Pires, fundadora e CEO da startup E-Manas Group

“A presença da mulher empreendedora da Câmara, mostra o olhar público entendendo que  nós mulheres, donas de negócios, estamos nesse movimento com o empreendedorismo para conseguir gerar emprego e renda, para uma população da cidade que tem condições de movimentar a economia local”, afirma  Michele.

Durante a audiência foram abordados temas como  recolocação profissional, a presença da mulher no ecossistema de negócios taubateano, relação família, maternidade e empreendedorismo feminino, entre outros temas relevantes para o amadurecimento de políticas favoráveis às mulheres empreendedoras.

 Para isso, além da participação e momento de fala dos convidados que fizeram parte da mesa, composta por representantes da sociedade, mulheres empreendedoras e outras participantes foram convidadas a subir à tribuna para relatar suas experiências de vida e impressões sobre o empreendedorismo feminino. Uma delas foi Estefânia Alves Monteiro Peixoto, da startup Afeto Natural, residente do HITT.

“Me senti muito feliz e honrada por ter sido convidada a participar da Audiência Pública de Taubaté, que teve como pauta o empreendedorismo feminino. Como empreendedora local pude compartilhar minhas experiências, perspectivas e insights valiosos sobre os desafios e oportunidades vivenciadas pelas mulheres empreendedoras da região. Pude ouvir mulheres de sucesso que também compartilharam sua jornada empreendedora. Esse foi um passo significativo para o desenvolvimento de políticas públicas adequadas à realidade de tantas mulheres que lutam para crescer e contribuir com a sociedade.” finaliza Estefânia.

 

Confira como foi a Audiência Pública:

Sobre o HITT

O HITT (Hub de Inovação Tecnológica de Taubaté) é um programa impulsionado pela Prefeitura Municipal de Taubaté, sob o acompanhamento da Secretaria de Desenvolvimento, Inovação e Turismo. O local desenvolve ações de apoio à criação e ao fortalecimento de empresas de base tecnológica no formato de startup, bem como de estímulo à realização de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação em organizações educacionais, institutos de pesquisa e empresas, orientando profissionais para os desafios da inovação tecnológica e do empreendedorismo. O objetivo é contribuir com o desenvolvimento científico, tecnológico, social e econômico do município de Taubaté e da região do Vale do Paraíba.

A gestão do HITT é feita pela FAPETI (Fundação de Apoio à Pesquisa Tecnologia e Inovação) da UNITAU (Universidade de Taubaté) e o apoio econômico é do Via Vale Garden Shopping.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *