HITT apoia inclusão de mulheres no mundo digital com a Oficina “Bijouxtechs”

No dia 21 de novembro, o Hub de Inovação Tecnológica de Taubaté receberá a Oficina  “Bijouxtechs”, uma ação do projeto Tech Girls. O objetivo é incluir mulheres em situação de vulnerabilidade social, em transição de carreira e donas de casa no mercado digital. A produção de bijuterias, a partir de restos de computadores, os chamados  “lixos eletrônicos”, é o primeiro passo do trabalho.

O projeto Tech Girls nasceu em Curitiba, quando sua fundadora, Gisele Lasserre, precisou mudar de carreira, e não encontrou alternativas que a incentivasse a fazer a transição para a tecnologia da informação. Essa experiência fez com que Gisele criasse o projeto, em 2017, que desde o início atua com o despertar do interesse de mulheres pelo universo da tecnologia. O Tech Girls atua em educação tecnológica, inserção digital e tratamento do lixo eletrônico, com a preocupação e foco na redução do déficit de profissionais mulheres em TI. Além disso, o projeto capacita as participantes para que recuperem notebooks, o que as estimula a atuarem profissionalmente na área, gerando renda e emprego.

 

Já aqueles componentes que as mulheres iriam descartar durante a recuperação dos aparelhos, viram a matéria prima para a criação das bijouxtechs. Dentre os dispositivos utilizados estão microprocessadores, placas de memória RAM e teclados, que são recolhidos através de doações. O que seria descartado é transformado em diversos acessórios, como brincos e colares, que carregam uma importante mensagem ecológica, com o propósito de reduzir o impacto ambiental.

 

Muitas pessoas não sabem como fazer o descarte correto do lixo eletrônico. Segundo uma pesquisa realizada pela Organização das Nações Unidas, apenas 3% do lixo eletrônico gerado pela América Latina tem o descarte feito da maneira correta. Isso resulta num prejuízo de quase 1,7 bilhão de dólares ao ano. Com uma crescente no descarte irregular desse material, que subiu 49% no último ano, projetos como as bijouxtechs são a alternativa perfeita para reciclar componentes eletrônicos que iriam para o lixo.

 

“As bijouxtechs são uma porta de entrada para mulheres que querem entender mais sobre tecnologia, mas não sabem por onde começar, além de que estimula a geração de renda. Já que os acessórios são exclusivos e representam possibilidade de autonomia financeira para muitas mulheres, além de diminuir  e descartes  de lixos eletrônicos”, comenta Gisele Lasserre, desenvolvedora de software e educadora digital.

 

A “Oficina “Bijouxtechs” é destinada à mulheres, a partir dos 18 anos. A atividade será no HITT ( Hub de Inovação Tecnológica de Taubaté), no dia 21 de novembro, das 14h às 17h. O endereço é Av. Dom Pedro I, 7181 – Res. Estoril em Taubaté, no piso superior do Via Vale Garden Shopping.

 

Ao todo são 32 vagas e a inscrição pode ser feita pela link: https://techgirls.com.br/formulario-inscricao-taubate/

 

O HITT fica localizado na Avenida Dom Pedro I, 7181 – Res. Estoril em Taubaté, no piso superior do Via Vale Garden Shopping, próximo ao estacionamento coberto. 

 

Deixe um comentário