No próximo dia 17 de outubro, às 19h, o cofundador e diretor executivo do Instituto Regeneração Global, Fabiano Porto, estará no HITT para falar sobre “Sustentabilidade como diferencial de mercado“.
A atividade faz parte dos Rituais programados para as startups residentes do HITT, no entanto, os empreendedores e comunidade em geral poderão participar gratuitamente. A proposta é fomentar o debate ESG – sigla, em inglês que corresponde às práticas ambientais, sociais e de governança de uma organização. Os critérios ESG estão relacionados aos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), estabelecidos pelo Pacto Global, iniciativa mundial que envolve a ONU e várias entidades internacionais.
“A sustentabilidade nas empresas por enquanto é encarada como um diferencial,mas, em breve, será uma obrigação. Isso porque o mercado consumidor, os reguladores, investidores e o ecossistema empresarial, estão cada dia mais preocupados e interagindo com os sistemas de sustentabilidade e ESG”,
afirma Fabiano Porto. Segundo ele, na atualidade, uma empresa que não se preocupa com essa questão vai encontrar dificuldades para conquistar aderência no mercado.
Pesquisa elaborada pela Câmara Americana de Comércio de Goiânia (Amcham), em parceria com a startup de inteligência de dados Humanizadas, examinou a adoção de práticas ESG no mercado brasileiro. Foram consultadas 500 empresas para que fosse possível compor o Panorama ESG Brasil 2023. De acordo com matéria publicada pela Tiinside, para 61% dos entrevistados, as práticas de ESG têm o objetivo de fortalecer a reputação da marca no mercado, já 57% disseram que é para ter impacto positivo em questões socioambientais e apenas 40% afirmaram que as práticas têm a finalidade de reduzir os riscos ambientais, sociais e de governança.
Para participar é importante fazer a inscrição pelo link: https://forms.gle/MpQ6r9cSEA2QDmCi6.
O HITT está localizado no piso superior do Via Vale Garden Shopping, próximo ao estacionamento coberto.