Na última quinta-feira (11), foi realizado no HITT o “1º Fórum InterLinks”. O evento reuniu cerca de 50 pessoas, entre profissionais de comunicação, acadêmicos, empreendedores, estudantes e comunidade para discutir questões que envolvem a Inteligência Artificial e seus impactos no processo de comunicação.
Foram abordadas questões como a inteligência artificial e a criação de regulações para o uso e exploração de dados sensíveis pela comunicação, a questão da IA nos ambientes virtuais e o uso das novas ferramentas como escalada para a comunicação de startups no ecossistema de negócios.
A mediação da atividade foi da Profª. Drª. Mônica Franchi Carniello, Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação da UNITAU. Os convidados foram o Prof. Fernando Gentil Gizzi de Almeida Pedroso, do curso Direito da UNITAU; a Profa. Fabrina Moreira, do Departamento de Ciências Sociais e Letras da UNITAU; o Prof. e Mentor Demian Taili, também diretor executivo FCJ Venture Builder, Vale do Paraíba, além do jornalista Guilhermo Codazzi da Costa, Editor-Chefe do jorn.al “OVale”.
A participação do público foi intensa e os convidados foram unânimes quando afirmaram que, diante do desenvolvimento tecnológico e do aprimoramento da IA, estamos vivendo um momento de ressignificação em nossa forma de pensar e lidar com essa inovação. Segundo eles, temos em mãos um instrumento facilitador que chega para auxiliar a humanidade. Esta, por sua vez, deverá se adaptar a essa nova realidade, tendo a consciência da sua responsabilidade pelo uso e fornecimento de informações.
Outras abordagens importantes do fórum foram as questões éticas, morais e legais que envolvem o uso da IA na comunicação. O destaque na fala dos convidados foram as tensões na geração de Fake News e o uso da ferramenta para propagar informações manipuladas, para atingir interesses políticos e ideológicos, com base em informações incorretas apresentadas como verdadeiras.
Nos meses de junho e agosto serão realizados mais dois momentos de debates no hub. O próximo será sobre Inovação, Tecnologia e Educação, com base no tema “Novas diretrizes para educação frente ao avanço tecnológico”. Em gosto a abordagem será Economia Criativa, com o tema “Criatividade, tecnologia e inovação para o desenvolvimento econômico e social”. Assim como o de comunicação e IA, os próximos fóruns serão abertos ao público.