Escola estadual de Taubaté recebe contribuição de startup do HITT

01_09 - Apresentação do projeto dos alunos e professores da escola para a startup Metamorfose 55 - Gustavo(fundador da startup), Isabela

A startup Metamorfose 55 será parceira na produção de um tijolo sustentável, que servirá de base para a construção de uma casa ecologicamente correta. O projeto está sendo elaborado por alunos e professores da Escola Estadual Cesídio Ambrogi, de Taubaté, e faz parte das novas diretrizes do ensino médio da rede pública estadual. 

O grupo composto por 3 professores e 6 alunos esteve no Hub de Inovação Tecnológica de Taubaté, na última quinta-feira (1), para conhecer o ambiente de inovação, conectar-se com o ecossistema de negócios e apresentar um projeto de casa sustentável desenvolvido pelos alunos do segundo e terceiro ano do ensino médio.

Após um tour pelo espaço, os professores apresentaram para o empresário Gustavo Oliveira, CEO da Startup Metamorfose 55, residente do HITT. Os alunos irão produzir tijolos encaixáveis feitos a base de materiais recicláveis, que dispensam o uso de argamassa. A proposta é tornar a construção civil um ambiente mais sustentável, barato e com melhores benefícios para os futuros moradores da casa, já que os blocos terão proteção acústica e térmica.

O CEO da startup fez uma breve avaliação sobre o projeto, após a apresentação, e se prontificou a ajudá-los com a impressão em 3D do protótipo e dos moldes que serão utilizados na confecção dos blocos. Para o professor de matemática, Everton Pereira, coordenador de área e um dos idealizadores do projeto,  a ajuda veio em boa hora e a impressão dos moldes tornará o projeto possível.

Ainda segundo o professor, “trazer os alunos para conhecer o HITT tem uma grande importância para a escola pois os alunos têm a oportunidade de se conectarem com um espaço de inovação e empreendedorismo”. Já os alunos veem como uma grande oportunidade de crescimento pessoal. Samuel Felipe de Jesus Rodrigues está no segundo ano do ensino médio e destaca a importância da visita. “ Estar no HITT hoje tem uma grande importância para a minha formação pois, com essa experiência, pude ter mais clareza na minha visão sobre o que é ser um empreendedor”. 

Já para o CEO da startup, é inspirador ver adolescentes de uma escola desenvolvendo projeto de sustentabilidade para a comunidade. “Este projeto vem ao encontro do propósito da startup Metamorfose 55 -Soluções em Manufatura Aditiva: ‘utilizar a impressão 3D contribuindo para um mundo com manufatura mais sustentável’, por isso, quando fui procurado por esses alunos e professores da escola estadual Cesídio Ambrósio, logo aceitei o convite para contribuir possibilitando a confecção de seus protótipos”, acrescenta Gustavo.

Deixe um comentário