Escola de Programadores certifica mais de 20 novos alunos

Nesta quinta-feira (25), foi realizada a entrega de certificados da primeira turma do curso gratuito da Escola de Programadores – Taubatech,  realizado no Hub de Inovação Tecnológica de Taubaté. 

Essa é uma das ações do programa Novo Futuro Tech, idealizado pelo ex-deputado estadual Sérgio Víctor, que tem como objetivo promover a empregabilidade, por meio da formação júnior de pessoas que serão capazes de criar, desenvolver e manter diferentes softwares, sanando assim a deficiência  existente no mercado brasileiro e regional de profissionais com esse perfil. Inicialmente, o programa foi criado no formato digital com a oferta de cursos gratuitos online.

A Escola de Programadores foi idealizada em 2019, mas só foi colocado em prática em março de 2023, após o recebimento de 13 notebooks adquiridos pela Prefeitura Municipal de Taubaté por meio da emenda parlamentar de autoria do então deputado Sérgio Victor, que destinou ao município os recursos para a compra dos equipamentos. 

O curso teve carga horária de 24 horas, dividido em encontros semanais de duas horas de duração. A capacitação foi realizada pela comunidade de programadores Dev Jr BR, que atua voluntariamente com ações de formação de programadores. Nessa primeira etapa, com aulas presenciais, 26 novos programadores foram preparados para ingressar no mercado de trabalho. Durante 3 meses, os  alunos tiveram a oportunidade de conhecer o Front-End básico, que consiste no desenvolvimento da interface gráfica do usuário de um site, para que eles possam visualizar e interagir com esse site.

Além da parceria com o HITT e a DevJr, o projeto também foi patrocinado pela nova startup residente do HITT, Slideworks, que conheceu o hub por meio da Escola de Programadores.

De acordo com Maik Vinícius, organizador e sócio da DevJr, a oportunidade de ser pioneiro de um projeto como esse em Taubaté é gratificante. “ Eles saem  profissionais capazes de  desenvolver um site responsivo para celular e já podendo vender para o mercado. Esse grupo já tem uma base boa  também para empreender ou entrar numa empresa para  trabalhar”, diz Maik.

Para Luiz Cruz, sócio da DevJr, essa primeira turma abriu o caminho para que o projeto continue. “Já temos próximos projetos pensados, como o JavaScript, que iremos colocar em prática no HITT”, afirma.

A expectativa é  de que no mês de agosto deste seja formada uma nova turma para o desenvolvimento do projeto no hub.

Sobre o HITT

O HITT (Hub de Inovação Tecnológica de Taubaté)  é um programa impulsionado pela Prefeitura Municipal de Taubaté, sob o acompanhamento da Secretaria de Desenvolvimento, Inovação e Turismo. O local desenvolve ações de apoio à criação e ao fortalecimento de empresas de base tecnológica no formato de startup, bem como de estímulo à realização de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação em organizações educacionais, institutos de pesquisa e empresas, orientando profissionais para os desafios da inovação tecnológica e do empreendedorismo. O objetivo é contribuir com o desenvolvimento científico, tecnológico, social e econômico do município de Taubaté e da região do Vale do Paraíba.

A gestão do HITT é feita pela FAPETI (Fundação de Apoio à Pesquisa Tecnologia e Inovação) da UNITAU (Universidade de Taubaté) e o apoio econômico é do Via Vale Garden Shopping.

Deixe um comentário