Alunos e ex-alunos da unidade se reuniram para conversar sobre os desafios e conquistas da vida empreendedora. O evento, realizado em três períodos do dia, iniciou com uma roda de conversas para que relatos e novas ideias fossem colocadas em jogo. Carlos Eliandro, Helen Marcondes e Vanilda Santos são exemplos de ex-alunos que trocaram experiências com o público.
Carlos Eliandro, formado em Técnico em Confeitaria e outros cursos livres de gastronomia pelo Senac Taubaté, contou sobre sua trajetória, desde os empregos CLT, até o momento em que se tornou empreendedor. Para ele, a maior dificuldade foi conciliar o empreendedorismo com os estudos, mas com incentivos dos docentes e de bolsas, visualizou no ramo da gastronomia, uma oportunidade ainda maior de crescimento, inaugurando também um buffet com foco em menu personalizado. “A paixão pelo que faço e o gosto por reunir pessoas em um só lugar me dão uma energia para sempre continuar”, disse o confeiteiro.
Vanilda Santos, cansada da rotina de dona de casa, encontrou na apicultura uma opção para ter um negócio próprio. Ela e o marido, Francisco Santos, captaram a primeira colônia de abelhas em 2004 e logo sentiram a necessidade de buscar mais conhecimento por meio de cursos de empreendedorismo, engenharia agrônoma e apiturismo, Vanilda conta: “Nossos clientes perguntam como é feito o processo, querem conhecer, então queremos montar um apiário com meia colméia para eles viverem essa experiência, isso é apiturismo”.
Helen Marcondes encontrou, durante a pandemia, o curso de estética do SENAC como uma opção de ter uma profissão capaz de ajudar as pessoas de forma física e mental. A esteticista percebeu, ao longo do curso, a importância dos valores, das atitudes das pessoas e o quanto a educação é transformadora. Ao citar sobre os desafios da área, Helen aponta sobre o preconceito ao empreender: “No curso eu quebrei barreiras, percebendo que posso mostrar meus conhecimentos e como me dedico na profissão. Independente da minha forma física, eu quero promover o bem estar a todos, sem exceção”.
Atualmente, o Brasil é o 7º país com mais empreendedores, cerca de 14 milhões de pessoas, de acordo com pesquisas do ranking global de empreendedorismo. Mas há espaço para crescer ainda mais. O Hub de Inovação Tecnológica de Taubaté está de portas abertas para empreendedores com ideias inovadoras, instituições de ensino que pensam fora da caixa e empresas que desejam se conectar nesse ecossistema, sendo um espaço voltado para a criação de serviços e produtos transformadores. “O HITT trabalha muito forte essa conexão de pessoas, assim como aqui no SENAC, onde acreditamos que essa conexão faz com que o empreendedorismo aconteça de forma efetiva. O networking, a troca de ideias e o pensar coletivo fazem com que novas criações e questionamentos apareçam e assim, possamos criar uma grande rede de inovação, tecnologia e empreendedorismo”, finaliza Ednaldo Leite, coordenador de negócios e projetos educacionais no SENAC Taubaté.
O HITT (Hub de Inovação Tecnológica de Taubaté) é um programa que desenvolve ações de apoio à criação e ao fortalecimento de empresas de base tecnológica no formato de startup, bem como de estímulo à realização de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação em organizações educacionais, institutos de pesquisa e empresas, orientando profissionais para os desafios da inovação tecnológica e do empreendedorismo. O objetivo é contribuir com o desenvolvimento científico, tecnológico, social e econômico do município de Taubaté e da região do Vale do Paraíba.
A gestão do HITT é feita pela FAPETI (Fundação de Apoio à Pesquisa Tecnologia e Inovação) da UNITAU (Universidade de Taubaté) e o apoio econômico é do Via Vale Shopping.
All rights reserved ®