Se antes a presença digital já era condição essencial para que as empresas pudessem aumentar o catálogo de clientes, garantir a venda de seus produtos ou serviços e aumentar o faturamento de seus negócios, a pandemia causada pela Covid-19 reforçou essa urgência. Desde que a revolução digital começou, tem sido cada vez mais comum encontrar pessoas com seus smartphones ou tablets nas mãos – consultando, em poucos cliques na tela, assuntos e produtos variados.
De acordo com uma pesquisa feita pela Hubspot em parceria com a We Are Social, mais que de 139 milhões de pessoas são usuárias de internet no Brasil. Em um país com quase 210 milhões de pessoas, isso representa aproximadamente 65% de aderência à essa modalidade de consumo e de comunicação. A pesquisa também aponta que, dessas 139 milhões de pessoas, 85% afirmam acessar a internet diariamente.
Esses números são bastante expressivos e decisivos na hora de decidir qual é o melhor investimento para o marketing da sua empresa. As ferramentas estão acessíveis à grande maioria dos empreendedores – resta, portanto, saber qual é a melhor forma de utilizá-las. Para Flávio de Carvalho, sócio-fundador da Lifety, uma das startups residentes do Hitt, estar presente digitalmente é importante para facilitar o contato com potenciais clientes.
“Temos um site próprio e um blog, onde compartilhamos notícias, assuntos e outras informações sobre Saúde e Segurança do Trabalho. Estamos presentes também no Instagram, Facebook e Linkedin, além da Safenation, que é uma rede social exclusiva para profissionais de Saúde e Segurança do Trabalho”, conta Flávio. “A presença digital nos permite divulgar nossos trabalhos a baixo custo para um maior número de pessoas, além de realizar um marketing mais direcionado e explorar canais diretos com os consumidores”, completa.
Embora as redes sociais sejam uma excelente plataforma de divulgação e comunicação, um bom marketing não se limita exclusivamente a elas. Existem diversas formas de aprimorar a presença digital da sua empresa para que ela ganhe relevância no mundo on-line. Ter um site próprio, um e-commerce e uma base consolidada de leads, por exemplo, são algumas delas. Por meio dessas ferramentas, a empresa reforça a sua marca e se torna referência no serviço que presta ou produto que vende.
Pedro Augusto, CEO da Amuna, startup que também reside no Hitt, acredita que hoje em dia as palavras “digital” e “empresa” se tornaram sinônimos. “Uma empresa que não está no universo digital, com certeza está perdendo mercado. O contato com os consumidores é muito mais próximo nessas plataformas. Nossas redes sociais, por exemplo, estão sempre ativas. Afinal, é por ali que eu consigo entender quais são as necessidades dos nossos clientes. Percebo que, mais do que nunca, aquele ditado ‘quem não é visto, não é lembrado’ se aplica muito à presença digital”, diz.
O mesmo pensa Rodrigo Rocha, CEO da Você Recicla, outra startup incubada no hub. “A Você Recicla se beneficia do posicionamento digital por meio das redes sociais e do mecanismo de busca, utilizando estratégias de growth hacker para alavancar o negócio. Assim, atingimos os públicos mais qualificados e com o melhor custo de aquisição de cliente (CAC)”, explica Rodrigo. Para ele, é fundamental que 90% da dedicação seja destinada à estratégia de anúncios, que envolve definição de persona, segmentação de negócio, utilização de palavras-chaves, etc. “Os outros 10% nós destinamos ao tráfego pago”, completa.
Conhecendo bem o seu público-alvo e identificando quem são as personas do seu negócio, fica mais fácil planejar seus conteúdos e desenvolver estratégias de divulgação que consigam fidelizar clientes e captar a atenção e o interesse de novos consumidores digitais de forma criativa, inovadora e eficiente. Para isso, é preciso buscar informações e, às vezes, contar com um profissional capacitado para auxiliar na projeção digital do seu negócio.
Muito bom quando se encontra algo bom mesmo que sem
querer conteudos como deste blog e o artigo aqui, gostei
muito do que lí aqui… Obrigado por compartilhar