Se antes a presença digital já era condição essencial para que as empresas pudessem aumentar o catálogo de clientes, garantir a venda de seus produtos ou serviços e aumentar o faturamento de seus negócios, a pandemia causada pela Covid-19 reforçou essa urgência. Desde que a revolução digital começou, tem sido cada vez mais comum encontrar pessoas com seus smartphones ou tablets nas mãos – consultando, em poucos cliques na tela, assuntos e produtos variados.

De acordo com uma pesquisa feita pela Hubspot em parceria com a We Are Social, mais que de 139 milhões de pessoas são usuárias de internet no Brasil. Em um país com quase 210 milhões de pessoas, isso representa aproximadamente 65% de aderência à essa modalidade de consumo e de comunicação. A pesquisa também aponta que, dessas 139 milhões de pessoas, 85% afirmam acessar a internet diariamente.

Esses números são bastante expressivos e decisivos na hora de decidir qual é o melhor investimento para o marketing da sua empresa. As ferramentas estão acessíveis à grande maioria dos empreendedores – resta, portanto, saber qual é a melhor forma de utilizá-las. Para Flávio de Carvalho, sócio-fundador da Lifety, uma das startups residentes do Hitt, estar presente digitalmente é importante para facilitar o contato com potenciais clientes.

“Temos um site próprio e um blog, onde compartilhamos notícias, assuntos e outras informações sobre Saúde e Segurança do Trabalho. Estamos presentes também no Instagram, Facebook e Linkedin, além da Safenation, que é uma rede social exclusiva para profissionais de Saúde e Segurança do Trabalho”, conta Flávio. “A presença digital nos permite divulgar nossos trabalhos a baixo custo para um maior número de pessoas, além de realizar um marketing mais direcionado e explorar canais diretos com os consumidores”, completa.

Embora as redes sociais sejam uma excelente plataforma de divulgação e comunicação, um bom marketing não se limita exclusivamente a elas. Existem diversas formas de aprimorar a presença digital da sua empresa para que ela ganhe relevância no mundo on-line. Ter um site próprio, um e-commerce e uma base consolidada de leads, por exemplo, são algumas delas. Por meio dessas ferramentas, a empresa reforça a sua marca e se torna referência no serviço que presta ou produto que vende.

Pedro Augusto, CEO da Amuna, startup que também reside no Hitt, acredita que hoje em dia as palavras “digital” e “empresa” se tornaram sinônimos. “Uma empresa que não está no universo digital, com certeza está perdendo mercado. O contato com os consumidores é muito mais próximo nessas plataformas. Nossas redes sociais, por exemplo, estão sempre ativas. Afinal, é por ali que eu consigo entender quais são as necessidades dos nossos clientes. Percebo que, mais do que nunca, aquele ditado ‘quem não é visto, não é lembrado’ se aplica muito à presença digital”, diz.

O mesmo pensa Rodrigo Rocha, CEO da Você Recicla, outra startup incubada no hub. “A Você Recicla se beneficia do posicionamento digital por meio das redes sociais e do mecanismo de busca, utilizando estratégias de growth hacker para alavancar o negócio. Assim, atingimos os públicos mais qualificados e com o melhor custo de aquisição de cliente (CAC)”, explica Rodrigo. Para ele, é fundamental que 90% da dedicação seja destinada à estratégia de anúncios, que envolve definição de persona, segmentação de negócio, utilização de palavras-chaves, etc. “Os outros 10% nós destinamos ao tráfego pago”, completa.

Conhecendo bem o seu público-alvo e identificando quem são as personas do seu negócio, fica mais fácil planejar seus conteúdos e desenvolver estratégias de divulgação que consigam fidelizar clientes e captar a atenção e o interesse de novos consumidores digitais de forma criativa, inovadora e eficiente. Para isso, é preciso buscar informações e, às vezes, contar com um profissional capacitado para auxiliar na projeção digital do seu negócio.

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