1º Fórum de Responsabilidade Ambiental e Social de Taubaté aproxima lideranças de cooperativas da região
O evento realizado no HITT, acolheu mais de 100 pessoas entre catadores de recicláveis, lideranças de cooperativas, empreendedores e comunidade.




No dia 2 de agosto o HITT acolheu o “1º Fórum de Responsabilidade Ambiental e Social de Taubaté”, realizado pela Cooperativa Amigos do Santa Tereza, que trabalha com a separação dos materiais recicláveis coletados na cidade.
Nos três períodos do dia, catadores de recicláveis, empreendedores, comunidade, além de lideranças de cooperativas da região e outras cidades do estado de São Paulo. As palestras e rodas de conversa do dia abordaram questões como as formas de fortalecer o trabalho de cooperativas e catadores da cidade, bem como as práticas que podem ser adotadas para aumentar a quantidade e a qualidade da coleta dos resíduos reciclados em Taubaté.
O evento também apresentou a situação atual da gestão de resíduos no município e alternativas às empresas da cidade, bem como à população, com o propósito de atender a demanda crescente de recolhimento de materiais recicláveis, tendo em vista a geração de renda para as famílias em situação de vulnerabilidade social e a preservação ambiental.
De acordo com a presidente da Cooperativa Amigos do Santa Tereza, Fabiana Luz, o 1º Fórum de Responsabilidade Ambiental e Social trouxe resultados positivos para os profissionais que trabalham com material reciclável. “Ainda estamos sentido o retorno positivo do evento, que permitiu o encontro das cooperativas de Taubaté e o esclarecimento sobre muitos assuntos que impactam na continuidade do trabalho de pessoas que dependem das coletas de resíduos feitas nos municípios para sobreviver”, afirma a presidente da cooperativa.
Segundo ela, boa parte do setor privado, como também público e municipal desconhecem o trabalho das cooperativas. “Por meio dos seus cooperados, a Amigos do Santa Tereza, faz com que os materiais coletados retornem ao ciclo produtivo, causando um impacto positivo na economia e na sustentabilidade de Taubaté.

Já para o gestor do HITT, Altair Emboava, receber o “1º Fórum de Responsabilidade Ambiental e Social de Taubaté” reforçou o compromisso do hub com a agenda ESG e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável criados pela Organização das Nações Unidas, com metas definidas até 2030. “O hub é um ambiente que concentra pessoas que fazem parte do ecossistema de negócios. Justamente por isso, foi uma oportunidade para a comunidade empresarial de Taubaté e região atentar para o destino do lixo gerado por ela, e no quanto essa iniciativa pode significar oportunidade às cooperativas e pessoas que dependem desses resíduos para garantir a subsistência”, salienta o gestor.