O Startup Day 2025, um dos maiores eventos de empreendedorismo e inovação do país, foi realizado no dia 22 de março, no espaço do UpLab Senai em São José dos Campos. A 11ª edição reuniu empreendedores, startups e instituições em uma programação imersiva, promovida pelo Sebrae-SP, com o apoio do HITT – Hub de Inovação Tecnológica de Taubaté, Nexus, UpLab SENAI e o PIT São José dos Campos. O evento integra uma mobilização nacional que, de acordo com o Sebrae, registrou mais de 40 mil inscritos em todo o Brasil.
Com mais de 80 participantes, o evento reforçou o compromisso com o fortalecimento do ecossistema de inovação e o fomento ao empreendedorismo no Vale do Paraíba. Ele tem como proposta aproximar startups de diferentes estágios, criar conexões estratégicas e compartilhar conhecimentos práticos sobre os desafios e oportunidades do setor. Célia Pisciotta, responsável pela Residência Empreendedora do HITT, Leandro Costa, Head do Nexus, e Ana Lucia Almeida Dos Santos Cursino, representando o diretor do Senai, estiveram presentes representando as instituições parceiras. Janice Junqueira, agente de inovação do Sebrae SJC, conduziu o evento. Durante a abertura foram destacados os programas Start, Speed, Spark e Capital Empreendedor, com foco em diferentes estágios das startups, além do Ginga, um hub voltado para negócios liderados por pessoas negras.
A primeira palestra do dia foi de Filipe Santos, especialista em Inteligência Artificial e fundador da startup Potência School, trazendo uma análise sobre o impacto da IA nos negócios e nas carreiras. Ele apresentou um mapeamento do crescimento da IA no cenário global — que, segundo o McKinsey Global Institute, a tecnologia pode agregar até 16 trilhões de dólares ao PIB mundial até 2030 — e abordou ações práticas que podem ser otimizadas a partir de ferramentas de IA com abordagens high, low e no code. Felipe destacou ainda três pilares que a IA pode transformar: ideação ágil, validação inteligente e operação autônoma, reforçando a importância da tecnologia como aliada desde a concepção até a gestão de negócios.
O segundo painel abordou os desafios jurídicos e legais enfrentados pelas startups. Participaram representantes do Sebrae, Bruno Marinho, da startup Zaps, Rafael Tiba, Filipe Santos, fundador da startup Potência School, e um advogado especialista na área. A conversa girou em torno da falta de uma legislação específica para startups no Brasil e da importância do letramento jurídico e tecnológico. Rafael, CEO da Zaps, compartilhou a experiência da empresa com a integração da IA e os principais obstáculos enfrentados, como a lentidão na tomada de decisão por falta de conhecimento técnico. O painel também reforçou a importância de olhar para as startups sob os eixos de produto, serviço e competências essenciais para manter a competitividade.
O protagonismo feminino no ecossistema de startups foi o foco do terceiro painel, que contou com uma representante do Nexus – o hub de inovação do PIT, e as convidadas Débora Alves, CEO e fundadora app de mobilidade urbana Pliix, Natália D’Ávila, CEO e co-fundadora da startup MA.IA, e Gabriella de Faria, sócia e CEO da Startup Self Intelligence for Life. O momento destacou as trajetórias das participantes desde o desenvolvimento do MVP até fases mais avançadas de investimento, reforçando o valor da troca de experiências, da presença em ambientes de inovação e da busca por oportunidades como forma de acelerar o crescimento de negócios liderados por mulheres.
Fechando a programação, o último painel trouxe a conexão entre startups e poder público, com participação de representantes da UpLab SENAI, do PIT e da startup Io One. A discussão abordou o desafio da aplicação de soluções B2G (business to government), com destaque para iniciativas como o sandbox regulatório, a Lei da Inovação e as práticas de experimentação em municípios. Um dos destaques foi o case da Io One, que atua no Centro de Segurança Integrada (CSI) de São José dos Campos com soluções de monitoramento preditivo. O painel reforçou a importância da integração entre startups e secretarias municipais, com foco na tomada de decisão baseada em dados, sustentabilidade e visão sistêmica da cidade como ecossistema.
A participação do HITT, junto a instituições ligadas à inovação, empreendedorismo e ensino, em mais uma edição do Startup Day do Sebrae evidencia o compromisso integrado com o fortalecimento do ecossistema regional. Como parceiro estratégico, o Hub segue atuante em iniciativas que geram conexões, promovem conhecimento e impulsionam o crescimento de empreendedores e startups em Taubaté e em todo o Vale do Paraíba.


Realização





Parceiros
Sobre o HITT
O HITT (Hub de Inovação Tecnológica de Taubaté) é um programa que desenvolve ações de apoio à criação e ao fortalecimento de empresas de base tecnológica no formato de startup, bem como de estímulo à realização de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação em organizações educacionais, institutos de pesquisa e empresas, orientando profissionais para os desafios da inovação tecnológica e do empreendedorismo. O objetivo é contribuir com o desenvolvimento científico, tecnológico, social e econômico do município de Taubaté e da região do Vale do Paraíba. A gestão do HITT é feita pelo Instituto CTEM+ e o apoio econômico é do Via Vale Garden Shopping.
Confira as notícias mais recentes
Clique aqui para voltar para a aba de notícias.