Nesta quinta-feira, 30, o HITT – Hub de Inovação Tecnológica de Taubaté- recebeu a visita do secretário municipal de Desenvolvimento e Inovação, Alexandre Ferri. Também estavam presentes o Diretor de Turismo e presidente da ACIT- Associação Comercial e Industrial de Taubaté, Ricardo Vilhena e  Armando Adurens Neto, gestor de Turismo, ambos vinculados à Secretaria de Desenvolvimento.

Foto: Caio Fernandes | HITT

O objetivo do encontro que também contou com a presença de Altair Emboava, gestor do Hitt, e do Diretor Presidente da FAPETI – Fundação de Apoio à Pesquisa, Tecnologia e Inovação da UNITAU, Eduardo Hidenori Enari, foi promover conexões entre os principais parceiros do Hub de Inovação de Taubaté, bem como apresentar à prefeitura as possibilidades de desenvolvimento e geração de oportunidades, a partir do desenvolvimento de tecnologias, num ambiente focado na promoção de negócios e pessoas.

Durante a visita, as autoridades municipais conheceram o espaço e abordaram assuntos como, por exemplo, a possibilidade concessão de espaço para abrigar startups em aceleração – que já estão estruturadas no mercado e precisam ampliar o espaço físico para atuação – cursos de formação para atender demandas do mercado da área de tecnologia, como na área de programação, para construção de sistemas destinados a internet.

De acordo com o Secretário de Desenvolvimento, Alexandre Ferri, o HITT é um polo que tem potencial gigantesco de crescimento, diante das mudanças provocadas no mundo em virtude da pandemia. Segundo ele, o hub é um ambiente promissor, com empresas que já foram premiadas internacionalmente, e isso é muito positivo para a economia local. “Vim para sentir a necessidade do hub de inovação tecnológica, porque a prefeitura de Taubaté e o prefeito José Saud, têm um carinho especial para essa finalidade”, afirma o secretário. 

Ferri ainda salientou que as parcerias entre HITT, Unitau, SENAI – Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial – outras empresas, prefeitura, ACIT e instituições de ensino é fundamental para promover a intersetorialidade entre os diferentes segmentos vinculados ao mercado que desejam contribuir para o crescimento e fortalecimento da economia local e regional.

Para Ricardo Vilhena, Diretor de Turismo e presidente da ACIT- Associação Comercial e Industrial de Taubaté, a visita ao HITT acontece num momento crucial, visto que é um espaço que precisa de apoio, pois a tecnologia está em todos os locais e o hub de tecnologia é uma área de incentivo a oportunidades, que podem gerar renda com valor agregado muito forte, que impactam em todas as cadeias de mercado. “A prefeitura vê o HITT com bons olhos, e agora nessa retomada da economia, precisamos dar mais apoio ainda e fortalecer o hub de inovação tecnológica de Taubaté”, afirma.

Durante a visita, o Diretor Presidente da FAPETI – Fundação de Apoio à Pesquisa, Tecnologia e Inovação da Unitau, Eduardo Hidenori Enari, expôs as possibilidades de intercâmbio entre os diferentes setores que podem favorecer o crescimento do HITT e, junto a isso, as possibilidades que virão ao encontro da demanda existente na comunidade, para aqueles que sonham e têm projetos empreendedores na área de tecnologia. Segundo Enari, “neste encontro todos puderam discutir e alinhar as equipes da Secretaria de Desenvolvimento e a da FAPETI que gerencia o HITT para atuarem com maior sinergia em prol da ampliação da cultura empreendedora e da criação de mecanismos que podem dar maior oportunidade e suporte aos novos empreendedores”.

Altair Emboava, gestor do HITT, acredita que o olhar da prefeitura de Taubaté, além de outros parceiros, para o hub de inovação tecnológica do município é fundamental para que o ambiente de negócios em tecnologia ganhe força na cidade e também na região. “O HITT é uma ponte entre aqueles que sonham empreender usando a tecnologia como principal canal de propagação do negócio. Do outro lado, o poder público, bem como setores da educação e do comércio que enxergam na tecnologia e no engajamento empreendedor o caminho para a retomada da economia”, salienta.

Foto: Caio Fernandes | HITT

Deixe um comentário