Se concentre nos problemas. Já existe uma IA com a solução?

Dia 03/07/2024, por Leandro Bortolassi

HITT NEWS

Planejamento estratégico e comportamento empreendedor

No século XVIII, o filósofo e economista escocês Adam Smith fundamentou as bases do capitalismo a partir de um princípio que ficou conhecido como a Lei da Oferta e da Demanda, que determina que o preço de um determinado produto ou serviço é proporcional à demanda de seu mercado consumidor. Simplificando, quanto maior a procura, maior o valor. E vice-versa. Quando ocorre um desequilíbrio nessa regra, o que sobra? Crise. Simples assim.

Hoje, parece um conceito extremamente básico, tanto que é parte do nosso consciente coletivo. Mas, essa Lei pavimentou o caminho para a Revolução Industrial e praticamente ditou as regras de convivência na sociedade ocidental por mais de 200 anos. 

Vivemos o quarto estágio dessa Revolução, conhecida como Indústria 4.0. Se substituímos a força animal por maquinário movido a vapor nos primórdios desse processo, hoje, sistemas de algoritmos, são capazes de substituir não apenas a mão-de-obra operacional nas fábricas, mas uma parte razoável das atividades intelectuais nos escritórios. Sim, as Inteligências Artificiais. Em poucos meses, os modelos de IA já entregaram muito mais inovação do que dois séculos de industrialização.

Não estamos percebendo com a devida nitidez, mas o aumento de soluções no mercado baseadas em Inteligência Artificial está criando um paradoxo no princípio de Adam Smith por uma razão muito simples: escalabilidade. Afinal, temos uma oferta ampla e crescente de serviços e uma demanda que se expande a cada dia, mas todo esse universo é baseado em produtos com custo extremamente baixo ou até mesmo gratuitos. Mas isso é bom! Pessoas devem pensar e deixar que as máquinas executem.

Não é preciso nenhum tipo de habilidade mediúnica ou aforismo apocalíptico para prever que todo negócio será baseado em tecnologia daqui para frente, independentemente do tipo de produto ou serviço que se oferece. Aliás, esses dois termos cairão vertiginosamente em desuso nos próximos anos! Vamos substituir “produtos e serviços” por solução, que é uma combinação de ambos. 

A mentalidade (odeio o termo mindset) do empreendedor também precisa se transformar. A escalabilidade é o que determinará o fator de sucesso de qualquer negócio dentro dessa nova realidade. Tecnologia precisa estar no centro estratégico em vez de ser atividade de apoio. Tradicionalmente, o centro de todo modelo de negócio está na entrega de valor. Isso não vai mudar, mas, provavelmente, precisará ser adicionado um novo componente: qual tipo de Inteligência Artificial irá te ajudar a entregar a proposta de valor do seu negócio.

Como empreendedores, corremos o risco mortal de amar nossa solução em vez de nos apaixonarmos pelos problemas que ela resolve. Isso pode criar um fator limitante e nos impedir de enxergar possibilidades. Toda empresa, se já não passou, passará por uma mudança profunda em seu modelo de negócio. É o que irá proporcionar sua perenidade. Lembre-se que a IBM e a Amazon não nasceram Big Techs, mas como uma fabricante de perfuradora de cartões e uma lojinha online de venda de livros.

Leandro Bortolassi

Leandro Bortolassi é líder de projetos de Inovação e Máquina de Vendas na FSB Holding. Formado em Jornalismo (Universidade Anhembi Morumbi), com especialização em Marketing (Universidade Anhembi Morumbi), MBA em Gestão Empresarial (FGV) e MBA em Business Analytics – Big Data (FGV). É palestrante e atuou como professor universitário da Faculdade Senai. Como empreendedor, fundou a Eight Analytics, a primeira startup brasileira especializada na análise de notícias por meio de Inteligência Artificial.

HITT NEWS

Planejamento estratégico e comportamento empreendedor

Sobre o HITT

O HITT (Hub de Inovação Tecnológica de Taubaté) é um programa que desenvolve ações de apoio à criação e ao fortalecimento de empresas de base tecnológica no formato de startup, bem como de estímulo à realização de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação em organizações educacionais, institutos de pesquisa e empresas, orientando profissionais para os desafios da inovação tecnológica e do empreendedorismo. O objetivo é contribuir com o desenvolvimento científico, tecnológico, social e econômico do município de Taubaté e da região do Vale do Paraíba.

A gestão do HITT é feita pela FAPETI (Fundação de Apoio à Pesquisa Tecnologia e Inovação) da UNITAU (Universidade de Taubaté) e o apoio econômico é do Via Vale Shopping.