Você conhece seus sócios e parceiros?
Dia 25/09/2024, por Leandro Bortolassi
HITT NEWS
Planejamento estratégico e comportamento empreendedor
Nas últimas semanas, além da seca extrema e dos incêndios espalhados pelo país, um outro assunto igualmente inflamável tomou conta do noticiário: a disputa entre o empresário sul-africano Elon Musk e o ministro do STF Alexandre de Moraes, e o bloqueio aos acessos da plataforma X (antigo Twitter) no Brasil.
Sem entrar no mérito jurídico das decisões da Suprema Corte ou da conduta do empresário, existe uma situação que está à margem desse caso, que é a situação da plataforma no Brasil. De acordo com o marco civil da Internet, toda empresa ou plataforma digital que opera no mercado brasileiro precisa estar devidamente constituída no País, com um CNPJ ativo e também um representante legal. No caso do X, sua operação foi encerrada no mês de agosto, inclusive com o fechamento de seu escritório e o desligamento de sua representante legal. Sob o ponto de vista prático, o X é uma Big Tech global. Sob o ponto de vista legal, a empresa não existe mais no Brasil e está, portanto, irregular.
Antes de prosseguir, adianto que esse artigo não irá se debruçar em nenhum dos lados, mas apontar algumas lições que podemos trazer para nossa vida e nossos negócios.
Leandro Bortolassi
Leandro Bortolassi é líder de projetos de Inovação e Máquina de Vendas na FSB Holding. Formado em Jornalismo (Universidade Anhembi Morumbi), com especialização em Marketing (Universidade Anhembi Morumbi), MBA em Gestão Empresarial (FGV) e MBA em Business Analytics – Big Data (FGV). É palestrante e atuou como professor universitário da Faculdade Senai. Como empreendedor, fundou a Eight Analytics, a primeira startup brasileira especializada na análise de notícias por meio de Inteligência Artificial.
HITT NEWS
Planejamento estratégico e comportamento empreendedor
Sobre o HITT
O HITT (Hub de Inovação Tecnológica de Taubaté) é um programa que desenvolve ações de apoio à criação e ao fortalecimento de empresas de base tecnológica no formato de startup, bem como de estímulo à realização de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação em organizações educacionais, institutos de pesquisa e empresas, orientando profissionais para os desafios da inovação tecnológica e do empreendedorismo. O objetivo é contribuir com o desenvolvimento científico, tecnológico, social e econômico do município de Taubaté e da região do Vale do Paraíba.
A gestão do HITT é feita pela FAPETI (Fundação de Apoio à Pesquisa Tecnologia e Inovação) da UNITAU (Universidade de Taubaté) e o apoio econômico é do Via Vale Shopping.
Confira as notícias mais recentes
Clique aqui para voltar para a aba de notícias.