O que é uma Central de Triagem de Resíduos Sólidos?
Dia 21/11/2024, por Giselle Jobim
HITT NEWS
Inovação e Sustentabilidade
Uma central de triagem de resíduos sólidos (também conhecida na forma de Cooperativa) é uma instalação projetada para receber, separar e processar os resíduos como papeis, embalagens plásticas, garrafas de vidro, latas de alumínio, restos de alimentos provenientes de diversas fontes, que são separados de acordo com sua composição e potencial de reciclabilidade, reduzindo a quantidade de resíduos destinados a aterros sanitários.
Os materiais que não são previamente separados chegam dessa forma nas Cooperativas:
Já os resíduos provenientes da coleta seletiva são materiais que foram previamente separados pelos próprios cidadãos. Esses materiais chegam às centrais de triagem já organizados em categorias, como papel, plástico, vidro e metal. Isso torna o processo de triagem mais viável técnica e economicamente, pois a separação dos materiais é facilitada, reduzindo a necessidade de triagem manual intensiva.
Após a triagem, os materiais recicláveis são compactados e encaminhados para empresas de reciclagem, onde são transformados em novos produtos. Uma central de triagem tem, assim, fundamental importância para a recuperação de materiais, promovendo a economia circular e desempenhando um papel fundamental na promoção da sustentabilidade e na minimização do impacto ambiental dos resíduos sólidos, sendo também imprescindível para que as empresas consigam cumprir a obrigatoriedade da realização da logística reversa de embalagens, de acordo com a Política Nacional de Resíduos Sólidos. Ao vender os materiais recicláveis, a central de triagem gera receita que ajuda a cobrir os custos operacionais, como mão de obra, manutenção de equipamentos, infraestrutura e outras despesas relacionadas ao funcionamento da instalação.
A separação prévia feita pelos cidadãos promove a conscientização ambiental e a participação ativa da população na gestão adequada dos resíduos sólidos. Quer saber mais sobre como fazer a sua parte?
A startup In Tempore Sustentabilidade, residente do HITT, oferece serviços de palestras, consultoria e treinamentos sobre sustentabilidade, reciclagem, economia circular, logística reversa, ESG e ODS, além de ter o conhecimento para ajudar a preparar Eventos Lixo Zero, orientando desde a compra da decoração até a destinação final dos resíduos, gerando um impacto positivo ao meio ambiente e incentivando os participantes a adotarem práticas sustentáveis durante o evento e também em seu dia a dia.
Giselle Jobim
Advogada formada pela Universidade Presbiteriana Mackenzie/SP, com Pós-Graduação lato sensu em Direito Processual Civil e em Administração de Empresas. Residente do HITT, Fundadora da startup InTempore Sustentabilidade e Embaixadora em Taubaté do Instituto Lixo Zero Brasil (Zero Waste International Alliance).
HITT NEWS
Inovação e Sustentabilidade
Sobre o HITT
O HITT (Hub de Inovação Tecnológica de Taubaté) é um programa que desenvolve ações de apoio à criação e ao fortalecimento de empresas de base tecnológica no formato de startup, bem como de estímulo à realização de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação em organizações educacionais, institutos de pesquisa e empresas, orientando profissionais para os desafios da inovação tecnológica e do empreendedorismo. O objetivo é contribuir com o desenvolvimento científico, tecnológico, social e econômico do município de Taubaté e da região do Vale do Paraíba.
A gestão do HITT é feita pela FAPETI (Fundação de Apoio à Pesquisa Tecnologia e Inovação) da UNITAU (Universidade de Taubaté) e o apoio econômico é do Via Vale Shopping.
Confira as notícias mais recentes
Clique aqui para voltar para a aba de notícias.