Como Criar um Pitch de Sucesso: Identificar um Problema
Dia 15/10/2024, por Paulo Mariotto

HITT NEWS
Investimentos e Mercado
Olá leitores do HITT News! Na última leitura (acesse aqui), entramos na questão de como apresentar seu projeto. Listamos os principais tópicos. Hoje e nas próximas publicações, vamos aprofundar um pouco em cada tópico.
O tópico hoje é sobre identificar um problema. Para responder a isto, vou resumir aqui de como o Airbnb surgiu.
Após se mudarem para São Francisco em outubro de 2007, os colegas de quarto Brian Chesky e Joe Gebbia decidiram colocar um colchão de ar na sala e criar um “bed and breakfast” (acomodação que oferece pernoite e café da manhã).
Com o sucesso do pequeno negócio, um amigo de Chesky, Nathan Blecharczyk, se juntou como chefe de tecnologia à administração e à fundação do novo empreendimento, que eles chamaram de AirBed & Breakfast. Juntos, os três montaram um site que oferecia hospedagens de curta duração para aqueles que não conseguiam reservar um hotel. A plataforma Airbedandbreakfast.com foi lançada oficialmente em agosto de 2008.
Em março de 2009, quando a plataforma já tinha 10 mil usuários e 2,5 mil listagens, o nome da companhia foi reduzido para Airbnb. A mudança também foi marcada por uma expansão na oferta de serviços, que passaram a incluir uma variedade de propriedades para se hospedar, incluindo casas e apartamentos. No mês seguinte, recebeu US$ 600 mil em outro aporte liderado pela Sequoia Capital. Em novembro de 2010, arrecadou US$ 7,2 milhões em uma rodada de Série A com participação de Greylock Partners e Sequoia Capital. Em julho de 2011, mais um investimento de US$ 122 milhões comandado por Andreessen Horowitz.
Desde então, o negócio decolou, a empresa abriu escritórios em capitais como São Paulo e recebeu o título de unicórnio, com o valor de mercado de US$ 102 bilhões. Hoje, o site conta com 4 milhões de anfitriões, que já receberam mais de 1 bilhão de hóspedes em quase todos os países do mundo.
Vejam, portanto, que de um problema de falta de hospedagem de curto período, os fundadores perceberam que havia ali uma oportunidade. Talvez um dos motivos pelos quais o Airbnb tenha se tornado um dos maiores unicórnios do mundo seja porque sua essência nasceu antes do negócio.
Boa leitura!
HITT NEWS
Investimentos e Mercado
Sobre o HITT
O HITT (Hub de Inovação Tecnológica de Taubaté) é um programa que desenvolve ações de apoio à criação e ao fortalecimento de empresas de base tecnológica no formato de startup, bem como de estímulo à realização de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação em organizações educacionais, institutos de pesquisa e empresas, orientando profissionais para os desafios da inovação tecnológica e do empreendedorismo. O objetivo é contribuir com o desenvolvimento científico, tecnológico, social e econômico do município de Taubaté e da região do Vale do Paraíba.
A gestão do HITT é feita pela FAPETI (Fundação de Apoio à Pesquisa Tecnologia e Inovação) da UNITAU (Universidade de Taubaté) e o apoio econômico é do Via Vale Shopping.
Confira as notícias mais recentes
Clique aqui para voltar para a aba de notícias.