Buscando recursos para startups

Dia 14/08/2024, por Paulo Mariotto

HITT NEWS

Investimentos e Mercado

Nesta edição, vamos abordar questões que envolvem a busca de recursos para o desenvolvimento de uma startup.
Primeira questão: Preciso de fato de dinheiro? 

Pois é, dinheiro é um bem finito e sem o recurso o avanço de qualquer empresa se torna um grande desafio. No mundo da tecnologia isso fica mais evidente. Se você deseja lançar um produto e conquistar rapidamente seu público, sem dinheiro é pouco provável. Nunca digo impossível, mas o tempo para que isto ocorra pode ser a diferença entre sua empresa sobreviver ou morrer. Dependendo do mercado que escolher para o seu público-alvo (B2B, B2C, B2B2C, etc), isto é ainda mais evidente. Você precisa testar, validar e crescer rápido antes que alguma outra empresa o faça.

Segunda questão: É fácil conseguir? 

Em mercados competitivos, a disputa por recursos sempre é intensa. Como o dinheiro é finito, os investidores tentam alocar seus recursos nas melhores oportunidades. A boa notícia, é que temos hoje como nunca visto no Brasil, uma grande quantidade de recursos disponíveis para investimentos de risco. Entretanto, isto não simplifica a vida do empreendedor que está em busca do seu 1º cheque. Você terá que demonstrar que merece. Que seu projeto é vencedor.

Terceira questão: Existem outras fontes?

Existe, principalmente Estadual e Federal. No estado de São Paulo, temos a FAPESP (Fundo de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo), em que parte dos programas são “não reembolsáveis” (Ex. Pipe). Isto significa que caso consiga aprovar seu projeto, você terá recurso inicial para desenvolver e validar seu produto. Temos ainda a Desenvolve SP que oferece linhas de financiamento a taxas mais competitivas. Olhando para o Governo Federal, existe uma série de iniciativas (Finep, Embrapii, BNDES, CNPQ, Programa Centelha, Programa Inovativa, etc.). Cada uma destas entidades possuem programas específicos, alguns reembolsáveis (você irá precisar devolver o recurso) e outros não reembolsáveis (você não precisa devolver o recurso, mas tem que demonstrar como utilizou no desenvolvimento do seu produto/solução).

Portanto caro leitor, é importante que você conheça em detalhe cada uma das opções acima, para pode escolher a que melhor atenda o momento da sua empresa. Não existe caminho fácil, o recurso existe e está disponível, mas como falei acima “você terá que demonstrar que merece”. É preciso preparar bem a apresentação (Pitch), conhecer bem o mercado que está inserido, ter uma boa equipe e, no dia da apresentação, saber encantar. Falaremos no próximo texto sobre esses pontos.
Paulo Mariotto

Paulo é CEO/CFO, Membro Associado na Anjos do Brasil, e BR Angels, Mentor no programa Inovativa, palestrantes e Conselheiro em Startups. É especializado em finanças, com mais de 25 anos de atuação.

HITT NEWS

Investimentos e Mercado

Sobre o HITT

O HITT (Hub de Inovação Tecnológica de Taubaté) é um programa que desenvolve ações de apoio à criação e ao fortalecimento de empresas de base tecnológica no formato de startup, bem como de estímulo à realização de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação em organizações educacionais, institutos de pesquisa e empresas, orientando profissionais para os desafios da inovação tecnológica e do empreendedorismo. O objetivo é contribuir com o desenvolvimento científico, tecnológico, social e econômico do município de Taubaté e da região do Vale do Paraíba.

A gestão do HITT é feita pela FAPETI (Fundação de Apoio à Pesquisa Tecnologia e Inovação) da UNITAU (Universidade de Taubaté) e o apoio econômico é do Via Vale Shopping.

Clique aqui para voltar para a aba de notícias.