4Ps essenciais no empreendedorismo

Dia 21/08/2024, por Leandro Bortolassi

HITT NEWS

Planejamento estratégico e comportamento empreendedor

Siglas e acrônimos. Você já parou para pensar na sopa de letrinhas que digerimos todos os dias enquanto estamos trabalhando, analisando um negócio ou participando de uma reunião? Nunca? B2B, B2C, B2B2C, PDCA, PDV, KPI, MVP, CAPEX, OPEX, CRM, CPA, CPC… Melhor parar por aqui.

Para alguém que nunca viveu no mundo empresarial ou se arriscou a empreender, talvez sinta um pouco de dificuldade em entender tanta informação. Mas, para quem está imerso nesse ecossistema, isso já está mais do que incorporado no sangue e nos dialetos corporativos, pois traduzem conceitos e métodos de trabalho.

Na era dos gurus digitais e das seitas lideradas por coaches de alta performance, o que não falta em seus cursos são acrônimos para definir suas metodologias de sucesso. Desculpe por isso, mas, no fundo, não se tratam de métodos de reprogramação mental para tornar milionários seus discípulos, e sim a aplicação de uma boa e velha estratégia de neuromarketing para criação de uma marca pessoal… e conquistar mais engajamento.

Mas existem padrões interessantes de disciplina e condicionamento comportamental que podem contribuir muito na jornada empreendedora. Costumo seguir um modelo baseado em 4Ps e que pode ser aplicado em qualquer aspecto da vida. Na verdade, se trata de um modelo mental praticado de forma quase que instintiva por todos nós. Observe:

Paixão

É o fator que pode tirar da inércia uma ideia e materializá-la. É um aspecto bastante positivo, mas, por ser uma força motriz, precisa ser trabalhada de forma cuidadosa para não se transformar em uma obsessão. A paixão por uma ideia é um dos maiores riscos de um empreendedor, pois pode cegá-lo. Muito melhor é apaixonar-se por um problema. Valide sua ideia! Converse com quem enfrenta o problema que está se propondo a resolver.

Planejamento

Apesar de parecer óbvia, é justamente nesta fase em que se escondem a maioria das armadilhas de um projeto. Nunca minimize os riscos por estar apaixonado. Um bom plano de negócios não é composto apenas de ações positivas. Muitas vezes, um mapeamento rigoroso de riscos é o fator que poderá garantir a perenidade de um negócio ou os subsídios para transformá-lo de acordo com a realidade do mercado. A pivotagem de uma ideia nunca deve ser vista como uma forma de fracasso, mas uma nova abordagem para se chegar a um resultado esperado.

Paciência

É aqui que você precisa trabalhar sua ansiedade. E não é fácil. Afinal, temos que aprender a lidar e filtrar todos os dias uma avalanche de histórias de sucessos, de unicórnios que surgiram quase que por uma ação do acaso enquanto estamos ralando muito. Como ex-jornalista, digo que a romantização é que ajuda a vender notícia, gerar cliques. O nome disso é narrativa e faz parte do jogo, do encantamento, da sedução. Lembre-se do caso da WeWork, de sua ascensão meteórica, e que foi considerada a empresa mais inovadora do mundo, mas era apenas uma narrativa megalomaníaca sem nunca ter sido um negócio de fato. Concentre-se na sustentabilidade do seu negócio e no potencial de mercado de forma realista. Sua história de sucesso será construída a partir daí.

Perseverança

Vencer a barreira das paixões e montar um bom plano de negócios é o passo zero de qualquer projeto. O desafio começa de verdade quando se vai explorar o mercado. Principalmente quando se trabalha com inovação, o NÃO é uma espécie de resposta padrão. É justamente nesta etapa que começa a jornada de conhecimento e que demanda um grande trabalho de disciplina e uma capacidade sobrenatural de auto-motivação. A perseverança é a única ferramenta que pode transformar uma resposta negativa em oportunidade. Esteja preparado para lidar com críticas e, principalmente, aprender com elas.

Leandro Bortolassi

Leandro Bortolassi é líder de projetos de Inovação e Máquina de Vendas na FSB Holding. Formado em Jornalismo (Universidade Anhembi Morumbi), com especialização em Marketing (Universidade Anhembi Morumbi), MBA em Gestão Empresarial (FGV) e MBA em Business Analytics – Big Data (FGV). É palestrante e atuou como professor universitário da Faculdade Senai. Como empreendedor, fundou a Eight Analytics, a primeira startup brasileira especializada na análise de notícias por meio de Inteligência Artificial.

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Sobre o HITT

O HITT (Hub de Inovação Tecnológica de Taubaté) é um programa que desenvolve ações de apoio à criação e ao fortalecimento de empresas de base tecnológica no formato de startup, bem como de estímulo à realização de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação em organizações educacionais, institutos de pesquisa e empresas, orientando profissionais para os desafios da inovação tecnológica e do empreendedorismo. O objetivo é contribuir com o desenvolvimento científico, tecnológico, social e econômico do município de Taubaté e da região do Vale do Paraíba.

A gestão do HITT é feita pela FAPETI (Fundação de Apoio à Pesquisa Tecnologia e Inovação) da UNITAU (Universidade de Taubaté) e o apoio econômico é do Via Vale Shopping.

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