HITT realiza 4° Fórum InterLinks e discute o futuro da Economia Criativa

Na noite do dia 10 de outubro, o HITT – Hub de Inovação Tecnológica de Taubaté – realizou o 4º Fórum InterLinks, com o tema “Economia Criativa”. O evento, que contou com a participação de representantes dos setores acadêmico e empresarial, além de membros da comunidade, teve como objetivo debater e gerar oportunidades para impulsionar o desenvolvimento da cidade e da região.

O InterLinks teve origem no Conselho Municipal de Ciência, Inovação e Tecnologia de Taubaté (COMCIT) que identificou a necessidade de promover espaços de discussões com temas relevantes e atuais para atrair a sociedade para reflexões e novos insights de estímulos à criatividade e à cultura de inovação. Na 4° edição, a proposta foi levantar as questões que envolvem a economia criativa e o futuro da sociedade a partir de aspectos das mudanças econômicas, sociais, tecnológicas, criativas e inovadoras no Vale do Paraíba. 

Além de promover o debate entre os presentes, o mediador da noite, Caíque Toledo, chefe de reportagem do jornal OVALE e professor colaborador do curso de Jornalismo da Universidade de Taubaté, conduziu o fórum ao lado de três especialistas. Eles ressaltaram a necessidade urgente de revisar nossas atitudes e estratégias empresariais para incorporar a economia criativa no mercado.

O Prof. Felipe Rezende, artista formado em arquitetura e urbanismo e professor na Faculdade de Arquitetura Anhanguera de Taubaté. Analisou a ligação entre a criatividade e a sua capacidade de transformação cultural, também foi o responsável por conceituar o público sobre o que era a Economia Criativa e suas diferentes aplicações. 

Reproduzir vídeo

Pedro Rubim, videomaker, pesquisador e designer que atua desde 1992 no mercado de comunicação do Vale do Paraíba, trouxe o “Taubaté digital: do videotape ao computador de bolso” como tema. Trazendo um panorama sobre a evolução do mercado criativo na região do início até os dias atuais.

Por fim, Gabriela Rodrigues, empreendedora, dona da Fazendo Arte – loja de artesanato, galeria e molduraria que também oferece formação em áreas correlatas, apresentou perspectivas de aplicação dos princípios da Economia Criativa aliadas a um alto desempenho no mercado, usando de exemplo sua própria empresa e experiências no mercado.

Caíque afirma que ampliar o debate sobre o desenvolvimento socioeconômico da região é cada vez mais importante, e discutir economia criativa é parte fundamental disso. “O Vale do Paraíba é um polo cultural, tecnológico e industrial com muito peso no nosso país, e políticas públicas e privadas precisam ser cada vez mais amplas no sentido de explorar esse potencial.” Ao ser perguntado sobre o evento, o professor de jornalismo da Unitau ainda complementou: “Os painelistas dessa edição do InterLinks trouxeram temas muito relevantes para auxiliar nesse processo, contribuindo muito para as ações promovidas pelo HITT em prol da nossa região”.

O HITT é um local de criatividade, colaboração e progresso e, ao desenvolver esse evento em parceria com a comunidade, não apenas amplifica a importância de um hub de inovação tecnológica, mas também fortalece seu papel como catalisador de mudanças e progresso na comunidade empreendedora e no ecossistema de inovação como um todo. “Na era do conhecimento abundante a criatividade pode ser o grande diferencial para geração de valor, e é isso que buscamos trazer aqui no HITT para Taubaté e a todo Vale do Paraíba” conclui Altair Emboava, gestor do HITT.

O 4° Fórum InterLinks foi gravado e pode ser assistido pelo canal do YouTube do HITT, ou pelo link: 

https://www.youtube.com/watch?v=RZiKY537ePI.

Confira como foi o 3° Fórum InterLinks

Sobre o HITT

O HITT (Hub de Inovação Tecnológica de Taubaté) é um programa que desenvolve ações de apoio à criação e ao fortalecimento de empresas de base tecnológica no formato de startup, bem como de estímulo à realização de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação em organizações educacionais, institutos de pesquisa e empresas, orientando profissionais para os desafios da inovação tecnológica e do empreendedorismo. O objetivo é contribuir com o desenvolvimento científico, tecnológico, social e econômico do município de Taubaté e da região do Vale do Paraíba.

A gestão do HITT é feita pela FAPETI (Fundação de Apoio à Pesquisa Tecnologia e Inovação) da UNITAU (Universidade de Taubaté) e o apoio econômico é do Via Vale Shopping.

Clique aqui para voltar para a aba de notícias.