Reciclagem em eventos
Dia 31/07/2024, por Giselle Jobim

HITT NEWS
Inovação e Sustentabilidade
No cenário atual, atender às demandas socioambientais é indispensável na produção de eventos.
Foi sancionada pelo governo do estado de São Paulo no dia 17 de outubro de 2023 a Lei n.17.806, que estabelece regras para o descarte dos resíduos sólidos produzidos em eventos públicos e privados realizados em todo o Estado.
A legislação busca trazer benefícios ambientais, sociais e econômicos, e determina a inclusão de cooperativas e catadores de materiais recicláveis no processo de reaproveitamento e descarte. O gerenciamento de toda a cadeia – coleta, transporte, tratamento e destinação final ambientalmente adequada – para shows, festivais musicais, festas regionais, campeonatos esportivos, congressos, feiras e afins, é de responsabilidade de organizadores, fornecedores e estabelecimentos onde serão realizados os eventos, que deverão informar e orientar os participantes, usuários e o público-alvo sobre o correto descarte dos resíduos gerados.
A participação de catadores em eventos tem mostrado grandes resultados positivos, como a redução dos resíduos encaminhados para o aterro sanitário, ao mesmo tempo que reconhece esses trabalhadores como prestadores de serviços remunerados. Com essa colaboração, os catadores podem orientar sobre os resíduos recicláveis e ajudar a definir qual a forma mais eficiente para atender à demanda do evento. Os resíduos recicláveis vão além dos copos e talheres; são também oriundos do cenário, da decoração e da divulgação do evento.
A divulgação das informações durante o evento, de forma criativa, como mensagens rápidas no telão, falas breves durante o evento e outras formas para relembrar as pessoas sobre a importância do descarte correto e o trabalho desenvolvido em parceria com os catadores contribui para educar e conscientizar sobre a importância da reciclagem.
É interessante também disponibilizar um espaço adequado para armazenar os resíduos à medida que o evento ocorre. Esses espaços devem ser planejados para evitar que os materiais fiquem espalhados e para facilitar o descarregamento e a destinação final. Experiências mostram que espaços de armazenamento que permitem aos participantes do evento visualizar a reciclagem em andamento tem um grande potencial educativo. Esses espaços também podem servir como postos de referência para diálogos e interações diretas com os catadores, promovendo maior integração, conscientização e engajamento.
Giselle Jobim
Advogada formada pela Universidade Presbiteriana Mackenzie/SP, com Pós-Graduação lato sensu em Direito Processual Civil e em Administração de Empresas. Residente do HITT, Fundadora da startup InTempore Sustentabilidade e Embaixadora em Taubaté do Instituto Lixo Zero Brasil (Zero Waste International Alliance).
HITT NEWS
Inovação e Sustentabilidade
Sobre o HITT
O HITT (Hub de Inovação Tecnológica de Taubaté) é um programa que desenvolve ações de apoio à criação e ao fortalecimento de empresas de base tecnológica no formato de startup, bem como de estímulo à realização de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação em organizações educacionais, institutos de pesquisa e empresas, orientando profissionais para os desafios da inovação tecnológica e do empreendedorismo. O objetivo é contribuir com o desenvolvimento científico, tecnológico, social e econômico do município de Taubaté e da região do Vale do Paraíba.
A gestão do HITT é feita pela FAPETI (Fundação de Apoio à Pesquisa Tecnologia e Inovação) da UNITAU (Universidade de Taubaté) e o apoio econômico é do Via Vale Shopping.