O espaço do HITT – Hub de Inovação Tecnológica de Taubaté será sede do evento que reúne prefeitos, gestores e servidores, compartilha avanços tecnológicos nos municípios e soluções disponíveis voltadas para a transformação digital dos serviços públicos. Além disso, o Fórum também certifica Prefeitos Inovadores na região. 

No dia 15 de maio ocorrerá o Fórum de Cidades Digitais Vale do Paraíba e Litoral, encontro que reunirá prefeitos, gestores, servidores, vereadores e especialistas para tratar sobre o uso de tecnologia e transformação digital dos serviços públicos. A promoção é da Rede Cidade Digital (RCD) em parceria com a Prefeitura de Taubaté.

Conforme o diretor da RCD, José Marinho, o objetivo é promover a troca de experiências entre os gestores municipais e facilitar o acesso a soluções inovadoras. “O objetivo é abordar tudo que tem sido feito visando melhorar a oferta de serviços. A pandemia intensificou mais esse movimento com a implementação de políticas públicas voltadas para melhorar a vida das pessoas por meio da tecnologia e da inovação”, observa o diretor da RCD.

As inscrições para o Fórum de Cidades Digitais e Inteligentes do Vale do Paraíba e Litoral são gratuitas para servidores públicos, vereadores, entidades e universidades e devem ser feitas pelo sympla.com.br/rcd. As vagas são limitadas.

Nos últimos anos, Taubaté deu um passo para tornar a tecnologia mais acessível à sua população e em prol da transparência e da agilidade da máquina pública. Os aplicativos de transporte público, dentro do sistema TAU (Transporte Acessível Urbano), por exemplo, colocam o sistema na palma da mão do usuário. Outro exemplo é o projeto ‘Prefeitura sem Papel’, que aboliu os processos físicos dentro da estrutura administrativa da Prefeitura de Taubaté. Já foram gerados 1.698.424 Documentos Oficiais, economizando cerca de 9.060.419 impressões, além de tornar a máquina mais ágil para o servidor público e para o cidadão. 

Para o secretário de Planejamento Urbano de Taubaté, Lúcio Araújo, o Fórum surge como uma oportunidade para o crescimento econômico, social e técnico dos municípios. “Ao sediar o evento ‘Cidades Inteligentes’, Taubaté abre suas portas para um diálogo fundamental sobre o desenvolvimento de cidades inclusivas, sustentáveis e completas, reafirmando seu compromisso em construir um futuro mais promissor para todos.”

Durante o Fórum de Cidades Digitais e Inteligentes, a Rede Cidade Digital também realiza a entrega do título de Prefeito Inovador 2024 da região. Para a seleção e o reconhecimento, são considerados diversos fatores, entre eles a utilização da tecnologia de forma estratégica na gestão pública, como forma de melhorar a prestação de serviços e qualidade de vida do munícipe, e o impacto positivo no desenvolvimento das cidades.

O HITT é um local de criatividade, colaboração e progresso e, ao ser apoiador e sediar esse evento de empreendedorismo, não apenas amplifica a importância de um hub de inovação tecnológica, mas também fortalece seu papel como catalisador de mudanças e progresso na comunidade empreendedora e no ecossistema de inovação como um todo. Palestras com figuras proeminentes no empreendedorismo e no desenvolvimento empresarial regional, irão partilhar narrativas que as motivam. 

O evento é gratuito e aberto ao público. Para participar, é importante fazer a inscrição pelo link: https://www.sympla.com.br/evento/forum-de-cidades-digitais-e-inteligentes-do-vale-do-paraiba-e-litoral-sp/2342392

Confira a programação:

📍| O HITT está localizado no piso superior do Via Vale Shopping, próximo a entrada do estacionamento coberto.

Sobre o HITT

O HITT (Hub de Inovação Tecnológica de Taubaté) é um programa impulsionado pela Prefeitura Municipal de Taubaté, sob o acompanhamento da Secretaria de Desenvolvimento, Inovação e Turismo. O local desenvolve ações de apoio à criação e ao fortalecimento de empresas de base tecnológica no formato de startup, bem como de estímulo à realização de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação em organizações educacionais, institutos de pesquisa e empresas, orientando profissionais para os desafios da inovação tecnológica e do empreendedorismo. O objetivo é contribuir com o desenvolvimento científico, tecnológico, social e econômico do município de Taubaté e da região do Vale do Paraíba.

A gestão do HITT é feita pela FAPETI (Fundação de Apoio à Pesquisa Tecnologia e Inovação) da UNITAU (Universidade de Taubaté) e o apoio econômico é do Via Vale Shopping.

Deixe um comentário