O Dia da Indústria é uma data criada para reconhecer e celebrar a importância do setor industrial na economia e no desenvolvimento de um país, destacando essas contribuições e conscientizando as pessoas sobre a importância da indústria para o crescimento econômico e social. O CIESP – regional de Taubaté, realizou no dia 28 de Maio o evento em comemoração a essa data, aqui no Hub de Inovação Tecnológica de Taubaté.
 A liderança ambidestra é um conceito que se refere à capacidade de um líder de equilibrar e integrar a exploração de novas oportunidades com a exploração eficiente das operações existentes, esse termo foi popularizado pelo professor Charles O’Reilly e Michael Tushman da Harvard Business School. Cristiano Santos, da People DH Treinamentos, ministrou uma palestra com o tema “Liderança Ambidestra”, fornecendo insights valiosos como a capacidade de tomar decisões estratégicas equilibradas, promover uma cultura organizacional que valorize tanto a estabilidade quanto a mudança, incentivar a colaboração entre diferentes áreas da empresa e ter uma visão de longo prazo que permita antecipar e adaptar-se às mudanças do ambiente de negócios.  Além disso, o CIESP entregou troféus como homenagem aos associados e parceiros do meio industrial, que foram desenvolvidos pela startup Metamorfose 55, residente do HITT e conceituada por soluções em manufatura aditiva. 
20240528_211508

O SENAI – Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial, visualizando que a I.A oferece uma variedade de benefícios para as organizações, desde a automação de processos até a melhoria da experiência do cliente e a inovação de produtos, apresentou no evento o projeto pedagógico do curso de pós-graduação lato sensu de inteligência artificial. As empresas que aproveitam o poder da inteligência artificial podem ganhar uma vantagem competitiva significativa no mercado atual.

 

O dia 25 de maio foi escolhido para celebrar o Dia da Indústria em homenagem ao empresário e um dos fundadores da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (FIESP), Roberto Simonsen. Na década de 1930, ele desempenhou papel fundamental para a consolidação do parque industrial brasileiro, trabalhando na companhia ferroviária Southern Brazil Railway (Ferrovia do Sul do Brasil) e, ressaltando essa área, José Santos de Araújo, primeiro vice diretor da CIESP Taubaté, esteve representando a AmstedMaxion, principal referência latino-americana no desenvolvimento e fabricação de rodas de aço, fundidos ferroviários para truques sistemas de choque e tração.

O HITT é um local de criatividade, colaboração e progresso e, ao ser apoiador e sediar esse evento de empreendedorismo, não apenas amplifica a importância de um hub de inovação tecnológica, mas também fortalece seu papel como catalisador de mudanças e progresso na comunidade empreendedora e no ecossistema de inovação como um todo. 

Confira como foi o Dia da Indústria:

Sobre o HITT

O HITT (Hub de Inovação Tecnológica de Taubaté) é um programa que desenvolve ações de apoio à criação e ao fortalecimento de empresas de base tecnológica no formato de startup, bem como de estímulo à realização de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação em organizações educacionais, institutos de pesquisa e empresas, orientando profissionais para os desafios da inovação tecnológica e do empreendedorismo. O objetivo é contribuir com o desenvolvimento científico, tecnológico, social e econômico do município de Taubaté e da região do Vale do Paraíba.

A gestão do HITT é feita pela FAPETI (Fundação de Apoio à Pesquisa Tecnologia e Inovação) da UNITAU (Universidade de Taubaté) e o apoio econômico é do Via Vale Shopping.