2ª edição da Escola de Programadores teve seu início no HITT

20240508_203937
A Escola de Programadores é um projeto gratuito da comunidade DevJr BR e do Hub de Inovação Tecnológica de Taubaté que busca impulsionar a formação de profissionais e pessoas interessadas pela área de programação de e T.I na cidade de Taubaté, fomentando a geração de mão de obra qualificada no mercado local. 
O primeiro encontro foi repleto de tópicos como a relevância do curso de programação voltado especificamente para o desenvolvimento de um aplicativo, tão presente no dia a dia de todos e que, muitas vezes, aparenta ser inacessível para criar do zero. Os alunos refletiram sobre o acesso à cursos dessa área de forma gratuita, destacando que essa oportunidade se dá graças a parcerias entre instituições que visam promover o desenvolvimento profissional e empreendedor de pessoas interessadas em crescer profissionalmente e conquistar cada vez mais espaço no mercado de trabalho.
 

A Escola de Programadores terá a duração de 17 semanas, sendo um encontro semanal, sempre às quartas-feiras. Os alunos tiveram a oportunidade de conhecer o modelo flutter, um kit de desenvolvimento de software de interface de usuário, de código aberto, criado pela Google, em 2015. 

Os participantes irão aprender sobre a linguagem de programação Dart, que possibilita a criação de aplicativos para Web e para os sistemas operacionais Android, iOS, Windows, macOS, Linux e Fuchsia. As aulas serão realizadas em português e os códigos apresentados tanto em português, quanto em inglês, pois é importante para o estudo da programação que é toda formatada em seus códigos na língua inglesa.

O objetivo do projeto é o desenvolvimento de um aplicativo para o HITT, sendo assim, os alunos também foram informados sobre a necessidade de um termo de autorização de direitos autorais.

O Hub de Inovação Tecnológica de Taubaté é um ambiente onde propostas de eventos e projetos envolvendo a inovação e o empreendedorismo são muito bem vindos. 

Confira como foi o primeiro encontro:

Realização

Parceiros

Sobre o HITT

O HITT (Hub de Inovação Tecnológica de Taubaté) é um programa impulsionado pela Prefeitura Municipal de Taubaté, sob o acompanhamento da Secretaria de Desenvolvimento, Inovação e Turismo. O local desenvolve ações de apoio à criação e ao fortalecimento de empresas de base tecnológica no formato de startup, bem como de estímulo à realização de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação em organizações educacionais, institutos de pesquisa e empresas, orientando profissionais para os desafios da inovação tecnológica e do empreendedorismo. O objetivo é contribuir com o desenvolvimento científico, tecnológico, social e econômico do município de Taubaté e da região do Vale do Paraíba.

A gestão do HITT é feita pela FAPETI (Fundação de Apoio à Pesquisa Tecnologia e Inovação) da UNITAU (Universidade de Taubaté) e o apoio econômico é do Via Vale Shopping.

Deixe um comentário